Veículo
Escolas Exponenciais
Em 2024: 4 notícias
Desde 1995: 44 notícias
Fapesp recebe propostas para novas Escolas de Ciência Avançada
Publicado em 26 abril 2024
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançou uma nova chamada da modalidade Auxílio à Organização de Reunião Científica: Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).
A iniciativa busca apoiar total ou parcialmente a realização de cursos de curta duração sobre temas da fronteira da ciência e da tecnologia que sejam objeto de [...]
-
Pesquisadores usam lei de ensino afro para adotar escolas públicas periféricas
Publicado em 04 abril 2024Um projeto coordenado por professores da Faculdade de Educação (FE) da USP está levando a discussão sobre as relações étnico-raciais no Brasil para a sala de aula. Por meio de formações continuadas com professores e estratégias de valorização das culturas locais, o projeto reúne pesquisadores de quatro universidades públicas para “adotar” escolas públicas periféricas, [...]ver notícia -
Jogo educativo conscientiza jovens sobre medidas de combate à dengue
Publicado em 22 fevereiro 2024Game desafia o jogador a encontrar e eliminar todos os focos do mosquito Aedes aegypti Agência FAPESP* – Diante do crescente número de casos de dengue registrados no país neste início de 2024, o portal de jogos virtuais Ludo Educativo está relançando o game Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital, cujo objetivo é contribuir com a conscientização sobre as medidas de combate à proliferação do mosquito [...]ver notícia -
Pesquisadores lançam jogo de linguagem baseado na cultura indígena
Publicado em 11 janeiro 2024O Laboratório de Pesquisa Linguagens em Tradução (Leetra) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acaba de lançar o jogo digital Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá, que tem o objetivo de subsidiar práticas de alfabetização e letramento interdisciplinares. O jogo destina-se a alunos e professores de escolas de educação infantil e ensino fundamental I. Anteriormente o Leetra havia [...]ver notícia -
Curso on-line e gratuito ensina a criar espaços criativos em escolas
Publicado em 28 agosto 2023Professores e gestores educacionais interessados em adotar em suas escolas a abordagem STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) já podem contar com o respaldo de um curso sobre o tema, o Espaço STEAM na Escola . On-line e gratuito, o curso oferece ferramentas práticas para a criação de um espaço STEAM, com atividades que estimulem o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de projetos [...]ver notícia -
Inscrições para o Prêmio Ciência para Todos são prorrogadas
Publicado em 30 junho 2023As inscrições para o Prêmio Ciência para Todos – promovido pela FAPESP em parceria com a Fundação Roberto Marinho por meio do Canal Futura – foram prorrogadas até 17 de julho. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na [...]ver notícia -
Unicid oferece pós-graduação em formação de gestores educacionais
Publicado em 02 junho 2023O Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) está com inscrições abertas até este domingo (04/06) para o curso de mestrado profissional. Com duração de dois anos, o curso tem disponíveis 20 vagas e tem como objetivo geral… Agencia Fapesp, 02/06/2023 1 min readver notícia -
Programa que busca despertar interesse pela ciência recebe inscrições
Publicado emO programa “Adote On-line”, promovido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, começa as atividades de 2023 no dia 23 de março. Inscrições de alunos interessados serão recebidas até esta quinta-feira (16). Os interessados podem se inscrever por formulário on-line. Podem participar estudantes de… Agencia Fapesp, 17/03/2023 1 min readver notícia -
ChatGPT pode ser aliado no processo de ensino-aprendizagem - Escolas Exponenciais
Publicado emDesde que surgiu, no final de 2022, o ChatGPT tem gerado preocupação entre os educadores. Isso porque a ferramenta de inteligência artificial capaz de dialogar, escrever textos em diferentes estilos, fazer cálculos e responder perguntas de modo natural pode ser usada indevidamente por estudantes para elaborar redações e realizar lições e trabalhos escolares, por exemplo, burlando o processo de aprendizagem. Porém, em vez de ser [...]ver notícia -
Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa, defendem cientistas
Publicado em 23 fevereiro 2023Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa, defendem cientistas Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que…ver notícia