Notícia

Planeta Universitário

Escola São Paulo de Ciência Avançada

Publicado em 04 abril 2011

Teve início hoje, 4 de abril, no Instituto de Fí­sica de São Carlos (IFSC-USP), a 'Escola São Paulo de Ciência Avançada', trazendo ao Instituto pesquisadores renomados e estudantes de pós-graduação, em torno da discussão sobre 'novas tendências em matéria quânticas com átomos e moléculas frios'. O evento, que conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em conjunto com o governo alemão, trouxe estudantes de vários países para participar da Escola, estando, entre eles, representantes da Rússia, Uzbequistão, Reino Unido, Alemanha, México e Croácia, entre outros, totalizando o número máximo de vagas oferecidas (150). Os pesquisadores convidados também vêm dos mais diversos países do globo, incluindo Japão, Austrália, Estados Unidos e Inglaterra, somando 30 palestrantes.

'Nossa Instituição tem destaque internacional e deve fazer parte de qualquer desenvolvimento mundial de valorização e discussão de determinadas áreas. Na área de átomos frios temos nossa participação e queremos trazer as pessoas para que vejam a ciência que fazemos, e aproveitar a oportunidade para motivá-las a vir ao IFSC-USP, seja como estudante, seja como visitante. Queremos que todos entendam nossa inserção mundial, no contexto da ciência', explica Vanderlei Salvador Bagnato, docente do IFSC-USP e um dos presidentes do comitê de organização do evento.

A Escola contará com inúmeras palestras, incluindo discussões livres e apresentação de pôsteres. 'Temos aqui os maiores lí­deres mundiais e pesquisadores já consagrados, como o professor [Rainer] Blatt, da University of Innsbruck, na Áustria e [Alexander] Fetter, da Stanford University, nos Estados Unidos, mas todos os convidados estão em evidência na mí­dia cientí­fica internacional e já são consagrados em suas áreas de atuação', finaliza Vanderlei.

O evento, com entrada gratuita, terá duração de dez dias, sendo encerrado no dia 14 de abril.

Todas as palestras e apresentações serão realizadas no auditório do IFSC, 'Prof. Sérgio Mascarenhas'.

Assessoria de Comunicação
IFSC-USP