Notícia

Plataforma 9 (Portugal)

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Universidade, Memória e Reparação (5 notícias)

Publicado em 10 de dezembro de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Candeias Mix Revista Museu USP São Carlos Jornal da USP online

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo, com o apoio da FAPESP, propõe a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Universidade, Memória e Reparação para abordar as conexões entre a pesquisa acadêmica e os processos de reparação, reconhecendo a inseparabilidade entre reparação e memória.

A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) é um programa a FAPESP que oferece cursos de curta duração sobre temas avançados em ciência e tecnologia, contribuindo para a formação de participantes e fortalecendo a pesquisa no estado de São Paulo e no Brasil.

Os estudantes devem estar matriculados em programas de graduação ou pós-graduação no Brasil ou no exterior, sendo potenciais candidatos a programas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no estado de São Paulo. Recém-doutores também poderão ser aceitos. Estudantes de todas as áreas do conhecimento são bem-vindos.

Convidamos pesquisadores de todo o mundo e de todas as disciplinas a submeterem propostas para participar do programa. Esperamos participantes cujos projetos de pesquisa estejam relacionados aos conceitos de memória e reparação, e cujo objetivo seja contribuir para a proposta, promoção e aceleração de processos de reparação.

Serão selecionados 50 participantes de fora do Brasil, 20 do estado de São Paulo e 30 de outros estados brasileiros. A seleção será baseada na carta de interesse e no currículo do candidato, a serem submetidos para análise, respeitando a diversidade regional e critérios de equidade de gênero e étnico-racial.

A FAPESP arcará com os seguintes custos para os participantes selecionados: passagens aéreas (classe econômica) ou transporte terrestre; diárias durante o curso; seguro saúde. Algumas refeições também serão oferecidas gratuitamente no Restaurante Universitário.

As atividades da Escola serão realizadas em inglês, com tradução simultânea disponível em sessões específicas.