Notícia

Jornal da Unesp

Escola reúne cientistas de renome internacional

Publicado em 01 agosto 2013

Entre as atividades do NuBBE, a professora Vanderlan Bolzani destaca a formação de profissionais que possam trabalhar de forma multidisciplinar nas fronteiras do conhecimento, em áreas como a prospecção de produtos naturais, manipulação química de moléculas para tornar mais eficientes suas atividades farmacológicas ou pesticidas, além da produção em laboratório de compostos verificados em organismos.

Dentro dessa perspectiva, o núcleo, com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), além do Instituto de Química e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, realizou a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Química Bioorgânica. O evento, sob a coordenação de Vanderlan, aconteceu entre os dias 30 de junho e 5 de julho, no Campus de Araraquara.

A escola reuniu 171 pesquisadores, professores e estudantes de 28 países, para assistirem às palestras de 22 cientistas de destaque internacional. Entre eles, estava o indicado ao Prêmio Nobel em Química Steven Ley, professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra); Paul Wende, da Universidade de Stanford (EUA); e Paul Haddad, da Universidade da Tasmânia (Austrália).

De acordo com Vanderlan, o grande foco da escola foi criar um ambiente de ciência de alto nível no Estado de São Paulo. Ela destacou que a seleção dos alunos estrangeiros tinha, entre os critérios, a possibilidade do prosseguimento dos estudos nas universidades estaduais paulistas. “Queremos, além de mostrar aos professores nossa capacidade para fazer convênios, também estimular o jovem talento a se fixar no Estado”, ressaltou.