Notícia

Agência USP de Inovação

Escola Politécnica discute os grandes desafios da engenharia em workshop

Publicado em 20 julho 2018

A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará, nos dias 6 e 7 de Agosto de 2018, o evento Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges. A proposta é reunir palestrantes internacionais renomados de áreas estratégicas da engenharia e debater soluções para os grandes desafios a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas. “A tecnologia e a engenharia continuam sendo inevitavelmente as melhores opções para superar os grandes desafios da humanidade”, defende o professor da Poli Emílio Carlos Nelli Silva, um dos organizadores do evento.

O docente contextualiza que, embora a tecnologia tenha propiciado vantagem competitiva durante todo o processo civilizatório, ela contribuiu decisivamente para os problemas e desafios da atualidade, como degradação ambiental e a escassez de recursos naturais. “Estes desafios vêm sendo classificados como engineering grand challenges. Qualquer lista que se elabore com estes eles, inevitavelmente cobrirá temas para pesquisa e desenvolvimento, particularmente para a próxima década, em áreas associadas a saúde, segurança alimentar, infraestrutura urbana, acesso à água tratada, energia, mobilidade, meio ambiente e segurança”, conta.

Tais desafios têm em comum algumas peculiaridades: são de alcance global e multidisciplinares, e requerem a associação de cientistas e engenheiros dos mais diversos campos do conhecimento, que devem trabalhar de forma coordenada e sistematizada. “Isso criou um movimento global nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, chamado de convergência tecnológica”. O Workshop terá como objetivo trazer grandes lideranças internacionais para discutir esses temas junto à comunidade científica nacional, para explorar em profundidade a questão no cenário das pesquisas acadêmicas.

Entre os convidados para debater o tema estão o reitor da USP e professor da Poli, Vahan Agopyan, José Goldemberg (Presidente do Conselho Superior da Fapesp), Andrew Alleyne (University of Illinois – Urbana-Champaign), Lucio Soibelman (University of Southern California), Shimon Y. Nof (Purdue University), Glaucio H. Paulino (Georgia Institute of Technology) e J. N. Reddy (Texas A&M University). O evento marca ainda o lançamento do primeiro número da revista Polytechnica editada pela Springer-Nature.

O evento irá das 8 horas às 17h30 no dia 6 de agosto e das 8 horas às 12h30 no dia 7 e será sediado no Anfiteatro da Poli, Rua Prof. Luciano Gualberto, 380, trav. 3, Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas neste formulário.

Com informações do Serviço de Comunicação da Poli