Notícia

Plantão News (MT)

Escola de Ciência Avançada sobre Aprendizado de Dados recebe inscrições

Publicado em 02 abril 2019

Estão abertas, até 24 de abril de 2019, as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Aprendizado de Dados , que será realizada de 29 de julho a 9 de agosto no Centro de Difusão Internacional (CDI) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, sob a organização do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP).

O evento conta com apoio da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). São oferecidas 100 vagas para alunos de pós-graduação e pesquisadores, sendo 50 para brasileiros e 50 para estrangeiros. Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios são passagens aéreas e diárias na cidade que sediará a Escola.

O curso tem como enfoque quatro áreas da ciência da computação – banco de dados, aprendizado computacional, computação de alto desempenho, processamento de imagens –, todas elas tendo a matemática como base.

“Acreditamos que a próxima geração de sistemas computacionais requer do pesquisador e do desenvolvedor de software a capacidade de integrar essas quatro áreas da computação, tendo a matemática como sustentação”, disse João Eduardo Ferreira, professor do IME-USP e coordenador da ESPCA de aprendizado de dados.

Durante os 10 dias de Escola, serão realizados 10 minicursos e cinco palestras que têm por objetivo apresentar uma visão integrada e aprofundada dos fundamentos, tecnologias e aplicações em data science.

A Escola tem por objetivo integrar a ciência de dados a outras áreas do conhecimento. Por isso, também serão abordadas aplicações de técnicas de data science para problemas reais em astronomia, economia, genética e processamento de imagens, bem como o gerenciamento de dados no contexto de ciência aberta. Haverá ainda um debate entre especialistas sobre o impacto da ciência de dados na sociedade e apresentação dos trabalhos em andamento dos pós-graduandos e pesquisadores participantes.