Notícia

TI Bahia

Escola de Aprendizado de Máquina Automático em Ciência de Dados

Publicado em 14 maio 2018

Salvador, 14/05/2018 - O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promoverá a Escola de Aprendizado de Máquina Automático em Ciência de Dados nos dias 15 e 16 de maio de 2018.

A ideia da escola é fornecer conhecimentos sobre uma nova área de pesquisa: autoaprendizado de máquina ou aprendizado de máquina automatizado (em inglês, o termo empregado é automated machine learning, ou simplesmente AutoML). A nova área é destinada à pesquisa e ao desenvolvimento de sistemas capazes de realizar automaticamente as etapas fundamentais do aprendizado de máquina.

Conforme explica o coordenador do evento, professor André de Carvalho (ICMC-USP), por meio do AutoML os cientistas de dados não precisarão mais desenvolver uma ferramenta para cada tipo de aplicação e deixarão de executar tarefas repetitivas e demoradas, podendo alocar o tempo em atividades mais difíceis e prioritárias, como analisar novas soluções para um problema e criar novas técnicas computacionais (como algoritmos mais eficientes, por exemplo).

Além do professor André de Carvalho, participarão como palestrantes os professores Ricardo Prudêncio (Universidade Federal de Pernambuco), Mario Alexandre Gazziro (Universidade Federal do ABC), Carlos Soares (Universidade do Porto, Portugal) e Joaquin Vanschoren (Eindhoven University of Technology, Holanda). O evento contará não somente com palestras, mas também com minicurso, tutoriais e oficinas.

Para se inscrever na Escola, os interessados devem acessar o site do evento. As taxas de inscrição variam de acordo com as atividades escolhidas pelos participantes e começam a partir de R$ 37,50.

A iniciativa tem o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, e do Centro de Pesquisa de Aprendizado de Máquina em Análise de Dados.

O endereço do ICMC é av. Trabalhador São-Carlense, 400, Parque Arnold Schmidt, São Carlos, SP.

Mais informações: www.cemeai.icmc.usp.br/AutoMLSchool/.