Notícia

Celulose Online

Esalq tem nova vice-diretora

Publicado em 30 maio 2011

Na semana passada, tomou posse na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq), a vice-diretora Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce.  A docente foi designada para exercer a função pelo reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, conforme Portaria do Reitor de 12/05/2011, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 14 de maio de 2011.

Dirigentes e professores de universidades, familiares e demais convidados acompanharam a cerimônia de posse da vice-diretora. Do meio acadêmico, estiveram presentes, entre outros, Joaquim José de Camargo Engler, presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP e diretor administrativo da Fapesp; Suely Vilela, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto e reitora da USP gestão 2005/2009; Gustavo Jacques Dias Alvin, vice-reitor da Unimep, representando o reitor Clovis Pinto de Castro; e Leandro Tessler, da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp.

A vice-diretora disse na cerimônia que acredita no engrandecimento da Esalq/USP pelo fortalecimento dos cursos de graduação, carro-chefe de suas atividades, “tanto dos consolidados como dos que estão em processo de criação ou de início, e pelos programas de pós-graduação existentes e dos planejados, com os quais procuramos alcançar os patamares da excelência da pesquisa”, expressou. Ela destacou que acredita no potencial humano dos que fazem a instituição como ela é e revelou seu amor pela instituição.

Para o diretor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho, a chegada da primeira vice-diretora na história da instituição traz um sentimento que evidencia o início da atual gestão que é o entusiasmo. “A professora Marisa  demonstra essa motivação, esse ânimo enorme em trazer mais essa contribuição para a Esalq. É uma responsabilidade que temos pela frente e o desafio é fazermos com que este entusiasmo e motivação sejam contagiantes”.

A vice-diretora possui graduação em Engenharia Agronômica (1979), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1985) e doutorado em Ciências dos Alimentos (1991) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Óleos e Gorduras, atuando principalmente com oleaginosas, armazenamento de grãos, estabilidade oxidativa, antioxidantes naturais, processos de extração de óleos vegetais com solventes alternativos e biodiesel. É professora titular da USP/ Esalq e docente do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) e do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Esalq. Ocupou a presidência da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Reitoria da USP (2007/2010), e da Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras (2000/2002). Desde 3 de março deste ano, coordena a Comissão de Atividades Internacionais (CAInt) da Esalq.