Notícia

Toda Fruta

ESALQ realizará XVI Jornada de atualização em agricultura de precisão

Publicado em 28 janeiro 2011

O Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), da Escola Superior de Agricultura ``Luiz de Queiroz`` (USP/ESALQ) realizará, de 14 a 18 de fevereiro, a ``XVI Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão``. O evento é uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Agricultura de Precisão e tem como público alvo profissionais com nível superior em Ciências Agrárias (consultores, técnicos e produtores), que atuem em gerência de sistemas de produção agropecuárias e florestais.

O evento tem como meta abordar e discutir amplamente os conceitos associados ao tema, como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras, visando o manejo e a aplicação localizada de insumos e envolvendo sistemas de navegação, sistemas de informação geográfica, monitores e sensores, análise de dados e tomada de decisão, mecanização da aplicação localizada de insumos e assuntos conexos, bem como abordar inovações associadas à agricultura de precisão, visando o gerenciamento de lavouras considerando sua inerente variabilidade espacial.

``A agricultura de precisão tende a deixar de ser um tema complicado e misterioso para ser uma necessidade do profissional para poder interagir com os seus pares. Mais do que isso, passa a ser uma requisição do cliente, que deseja incorporar técnicas de AP no seu empreendimento. O domínio das ferramentas envolvidas requer certa dedicação, mas oferece ao profissional um novo horizonte que lhe permite agregar técnicas gerenciais inovadoras e incorpora um novo valor ao seu conhecimento e aos serviços que presta. A ESALQ tem se destacado na pesquisa, ensino e extensão nessa área e esse curso é mais uma das ações que visam difundir o tema, tratando-o de uma forma técnica e abrangente, porém sem lhe conferir complexidade desnecessária para os usuários``, afirma José Paulo Molin, professor do LEB e coordenador projeto. O evento terá carga horária de 50 horas, divididas entre aulas em sala, exercícios e atividades de campo, que acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 h, no LEB. Os interessados poderão conferir a programação completa e obter mais informações no endereço www.fealq.org.br.

Sobre o Projeto

O projeto Agricultura Precisão teve início com a implementação de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em 1998. Na ocasião foram iniciados estudos que visavam dominar as técnicas e recursos disponíveis ou a serem disponibilizados no mercado brasileiro para Agricultura de Precisão na área de grãos, bem como entender a variabilidade espacial da produtividade das lavouras e dos fatores de produção envolvidos. As metas iniciais foram amplamente superadas e novos parceiros têm sido envolvidos dando uma proporção ainda maior ao Projeto. Os trabalhos recentes envolvem outras culturas como a cana-de-açúcar, café, citros e florestas implantadas. Nesse período, com o envolvimento de estagiários da ESALQ e de outras instituições, foi criado o Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (gMAP) que tem como função dar apoio às atividades do Projeto AP. Também, com o incentivo da USP e do CNPq foi implementado o Grupo de Pesquisa em Agricultura de Precisão, que envolve também parceiros e colegas de outras instituições. As atividades de pesquisa relacionadas à Agricultura de Precisão geraram, dentre outros, a oferta de uma disciplina optativa para alunos de graduação (LEB 447 - Agricultura de Precisão) e uma disciplina para a Pós-graduação (LEB 5857 - Agricultura de Precisão). Também são oferecidos treinamentos como a Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão, dirigida a profissionais da área e a Oficina de

Aplicações de GPS de Navegação na Agricultura. Outro produto disponibilizado é o programa para análise de dados de ensaios de distribuição transversal de fertilizantes e corretivos - o Adulanço, que pode ser acessado e instalado gratuitamente pelos interessados. O projeto AP também tem participação ativa na organização do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão - ConBAP, que é realizado a cada dois anos. Todas essas atividades são hoje congregadas para divulgação em uma página abrigada na Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ (www.agriculturadeprecisao.org.br).

Caio Albuquerque

Jornalista

Data Edição: 28/01/2011

Fonte: Assessoria de Comunicação (Acom) - USP ESALQ