Notícia

Cultivar

ESALQ promove aula inaugural da Pós-graduação

Publicado em 28 abril 2010

Internacionalização, aprimoramento dos programas e diretrizes e ações da Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) serão os temas abordados na aula inaugural dos programas de pós-graduação (PG) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).

Para tanto, o professor Vahan Agopyan, pró-reitor de PG da USP, proferirá a aula Pós-graduação na USP: situação e perspectivas. De acordo com o professor Celso Omoto, do departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da ESALQ, e atual presidente da Comissão de Pós-graduação (CPG) da Escola, o pró-reitor sinalizou com a intenção de criar programas de PG internacionais na USP, com modelo similar ao programa de Biologia Celular e Molecular Vegetal, implantado na ESALQ em 2009.

Em 2010, a PG passará pela avaliação trienal (2007/2009) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que atribuirá conceitos a todos os programas de pós-graduação stricto sensu do país. A USP é um modelo de pós-graduação para o Brasil e por isso é necessário que estejamos atentos às demandas dos órgãos credenciadores para que possamos obter sempre os conceitos mais elevados. Uma das metas prioritárias do pró-reitor está no aprimoramento de todos os programas, declara Omoto. Além disso, Agopyan abordará, na visita à ESALQ, sua intenção de aprimorar os procedimentos administrativos envolvidos na pós-graduação. A proposta é diminuir a burocracia e dar apoio aos Programas, conta o presidente da CPG da Escola.

A aula inaugural ocorrerá no próximo dia 30/4, às 10h, no Edifício Central - 1º andar - Salão Nobre. Após a aula inaugural, Agopyan fará uma reunião com os coordenadores de programas de PG da ESALQ e do CENA.

Vahan Agopyan

O Pró-reitor de Pós-graduação da USP é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (Poli) em 1974, mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Poli (1978) e doutor em Engenharia Civil pela University of London King´s College (1982). Entre outras ocupações, atualmente é professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, vice-presidente do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Constrution, membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), presidente do Conselho Superior do Institutos de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e Conselheiro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

A Pós-graduação na ESALQ

Em 1964, a ESALQ foi a primeira unidade da USP a implantar um programa de pós-graduação. A partir da criação da pós-graduação, as sucessivas gerações de docentes, pesquisadores e alunos brasileiros e estrangeiros, contribuíram decisivamente na evolução das ciências agrárias. Essas gerações passaram a refletir suas iniciativas pioneiras em projetos de impactos econômico, científico e tecnológico. Pronta para acompanhar os avanços do agronegócio, bem como para preparar e orientar alunos e profissionais do setor, desde 2008, a ESALQ é parceira do programa de Mestrado Profissional em Agroenergia da FGV/EESP. Hoje, com quase sete mil teses e dissertações defendidas, a PG da ESALQ possui mais de mil alunos matriculados. Em 2009, a inauguração do Programa Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal foi mais um ato de pioneirismo no universo da PG.

Programas: Biologia Celular e Molecular Vegetal (D); Bioinformática (M/D) - interunidades ESALQ, IB, ICB, IME, IQ e IFSC, Ciência Animal e Pastagens (M/D); Ciência e Tecnologia de Alimentos (M); Ecologia Aplicada (M/D) - interunidades ESALQ e CENA; Economia Aplicada (M/D); Entomologia (M/D); Estatística e Experimentação Agronômica (M/D); Física do Ambiente Agrícola (M/D); Fisiologia e Bioquímica de Plantas (M/D); Fitopatologia (M/D); Fitotecnia (M/D); Genética e Melhoramento de Plantas (M/D); Irrigação e Drenagem (M/D); Máquinas Agrícolas (M); Microbiologia Agrícola (M/D); Recursos Florestais (M/D); Solos e Nutrição de Plantas (M/D)