Notícia

MilkPoint

ESALQ oferece curso de Ração de Lucro Máximo

Publicado em 17 julho 2015

O RLM (Ração de Lucro Máximo) é um programa computacional de recomendações na nutrição de bovinos leiteiros que formula dieta total, concentrado e suplemento de custo mínimo da produção de leite.

 

Com a crescente demanda de reduzir os custos da alimentação e reduzir o impacto ao meio ambiente por nutrientes excretados nas fezes e urina das vacas, em 2012 foi consolidado o primeiro projeto para o desenvolvimento do software RLM Leite, coordenado pelo Prof. Dante Pazzanese Lanna do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP. Em março deste ano, o RLM Leite foi lançado oficialmente em um dos principais eventos da pecuária leiteira brasileira Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, em Uberlândia, Minas Gerais.

 

 

O RLM Leite é o primeiro software lançado no Brasil com um modelo de predição que está sendo parametrizado com dados de pesquisas nacionais. No Brasil, aproximadamente 70% da produção de leite é oriunda de vacas mestiças Holandês-Zebu. A parametrização do modelo torna-se importante para aproximar os valores preditos pelos modelos aos valores observados na situação real de genética e ambiente. A parametrização do modelo do RLM Leite é parte do projeto de pesquisa da Doutoranda Veridiana Lourenço de Souza, bolsista da FAPESP em parceria com a Universidade Federal do Paraná, representada pelo Prof. Rodrigo de Almeida, e a Integra Software, representada pelo programador Nelson H. C. Nepomuceno.

 

Segundo a equipe O RLM Leite é um programa simples, prático e em português, que permite a formulação e avaliação de dietas precisas e completas em poucos minutos, permitindo ao nutricionista dedicar mais tempo checando as vacas, os silos, os piquetes, e menos tempo na frente do computador formulando as dietas!.

 

O primeiro curso do RLM Leite será ministrado na ESALQ USP em Piracicaba, com taxa de inscrição no valor de R$550,00.

 

Os principais tópicos a serem abordados serão: formulação e avaliação de dietas para vacas leiteiras em sistema de confinamento, semi-confinamento e pastagens; formulação de sal mineral e concentrados; tópicos de nutrição básica e avançada de bovinos leiteiros necessários para a formulação de dietas para vacas lactantes, assim como novas informações sobre as exigências nutricionais e composição dos alimentos utilizados no Brasil.

 

Data: 30 e 31 de julho de 2015

Horário: (08:00 às 18:30 h)

Local: Anfiteatro do Setor de Zootecnia Não Ruminantes

ESALQ/US), Piracicaba, SP

Investimento: R$ 550,00

 

Para mais informações:

Bruna Alves, Laboratório de Nutrição e Crescimento Animal,

ESALQ/USP Fone: 19 3429 4455

 

E-mail:

lnca.esalq@usp.br

 

Prof. Dante Pazzanese Lanna dplanna@usp.br

Prof. Rodrigo de Almeida ralmeida@ufpr.br

M.Sc. Veridiana Lourenço de Souza veridianalsouza@usp.br

Nelson H C Nepomuceno nelson@integrasoftware.com.br