Notícia

Refrescante

ESALQ lançará documentário ‘Nas águas do Piracicaba‘

Publicado em 25 abril 2012

O rio Piracicaba, nascedouro da cidade homônima, foi cenário da construção da própria história do município. Nele chegaram os bandeirantes e, a partir dali o rumo das primeiras casas, a consolidação de uma vila e as primeiras ruas rasgadas ainda em chão batido são retratos de uma trajetória de duzentos e quarenta e cinco anos. Mas as águas que foram testemunhas do progresso econômico- industrial e do processo de urbanização nos séculos seguintes à fundação de Piracicaba, também serviram de palco para o descuido ambiental.

O processo de degradação ambiental dos recursos hídricos no cenário mundial, brasileiro e, mais detalhadamente, no contexto da região da bacia do rio Piracicaba está retratado no documentário “Nas águas do Piracicaba”, produção do Laboratório de Vídeo do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

A produção, que será lançada no próximo dia 7/5, às 19h30, no Anfiteatro “Ademar Cervelline”, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), tem direção de Laura Alves Martirani, professora do LES. São 54 minutos de imagens e entrevistas com políticos locais, autoridades envolvidas na gestão de recursos hídricos, professores, pesquisadores e um barqueiro. “Destaca-se o papel da mobilização regional no desenvolvimento de políticas públicas e pesquisas científicas, envolvendo a situação das águas e alternativas para conservação ambiental”, conta Laura Martirani.

O vídeo foi produzido como parte das atividades da linha de pesquisa “Ambiente e Sociedade”, do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada (interunidades CENA/ESALQ). Está inserido no Projeto temático do Programa Biota-FAPESP “Mudanças socioambientais no estado de São Paulo e perspectivas para conservação”, sob coordenação do professor Luciano Martins Verdade, do CENA, e contemplado no subprojeto “Novas tecnologias da comunicação e educação ambiental na bacia do rio Corumbataí”, coordenado pela professora Laura.

O documentário está estruturado em 9 partes. Nas partes I e II apresenta uma introdução sobre os crescentes processos de degradação ambiental que acometem os recursos hídricos no cenário mundial e brasileiro e, de modo mais aprofundado (parte III), no contexto da região da bacia do rio Piracicaba. Em seguida desenvolve explanação sobre o Sistema Cantareira, classificação e formas de poluição das águas, localização e estrutura hidrológica da bacia do rio Piracicaba, resgata a história e mobilização regional, com destaque ao processo de desenvolvimento de políticas públicas para a gestão das águas (parte IV), formação do Consórcio e Comitês Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Nas partes V, VI e VII, aborda estudos e pesquisas científicas na sub-bacia do rio Corumbataí, manancial responsável pelo abastecimento de água da população de Piracicaba, qualidade e quantidade de água, função e situação da cobertura vegetal (VII) e alternativas para conservação (VIII). Ao término, destaca as conquistas e reflexões finais voltadas ao exercício da cidadania (IX).

Disponibilidade – O documentário estará disponível na biblioteca da ESALQ e, além disso, exibições poderão ser agendadas por e-mail lauramar@usp.br . Está programada ainda atividade junto com a Comissão de Coordenação do curso de Licenciatura da ESALQ, quando será exibido aos professores de ensino médio de Piracicaba. Segundo Laura Martirani, outras exibições estão previstas no SESC e na convenção Rio+20, em meados de junho. Finalmente, o material será disponibilizado no do blog Educorumbataí (http://www.educorumbatai.blogspot.com.br/)

Programação de Lançamento:

Data: 7 de maio de 2012
Local: Anfiteatro “Admar Cervellini” (CENA)

19h30 – Abertura:
Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Diretor do CENA/USP
José Caixeta Filho
Diretor da USP/ESALQ
Maria Victória Ballester (CENA/USP)
Comissão Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (interunidades CENA/ESALQ)
Luciano Martins Verdade (CENA/USP)
Coord. Projeto Temático do Programa Biota da FAPESP
Laura Alves Martirani (USP/ESALQ)
Direção do Documentário “Nas águas do Piracicaba”

20h – Exibição “Nas águas do Piracicaba”
21h – 22h30 – Confraternização

Ficha técnica:

- “Nas águas do Piracicaba”
- Direção: Laura Alves Martirani
- Produção: Laboratório de Vídeo / Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ)
- Ano: 2012
- Duração: 54min.
- Entrevistados (em ordem alfabética): Alexandre Vilella (Consórcio PCJ), Barjas Negri (Prefeito de Piracicaba), Cleber Salvi (Foz do Brasil), Dalto Favero Brochi (Consórcio PCJ), Fábio Comin (PPGI-EA), José Batista Marinho, José Carlos Esquierro (SEMAE), José Machado (Ex-Pref. Piracicaba), Luís Fernando Magossi (barqueiro), Luiz Roberto Moretti (DAEE e Comitês Bacias PCJ), Luiz Sertório Teixeira (APAS Corumbataí e Piracicaba), Marcos Rozin (agricultor), Marcos Sorrentino (ESALQ), Marcos Vinícius Folegatti (ESALQ), Plínio Barbosa de Camargo (CENA), Regina Monteiro (CENA), Sâmia Maria Tauk-Tornisielo (UNESP), Vlamir Augusto Schiavuzzo (SEMAE).