A Esalq/USP recebe hoje (17) a cerimônia de lançamento do CCarbon (Centro de Estudos de Carbono na Agricultura Tropical). O CCarbon é um dos quatro novoscentrosdeestudoscriadospelo Conselho Universitário da USP e será sediado na Esalq. O Centro foi criado emmarço de 2023 para desenvolver estudos, tecnologia e capacitar profissionais para a geração de soluções baseadas em carbono para sistemas agrícolas tropicais para conciliar a demanda por alimentos, fibras e energia coma sustentabilidade.
O Centro foi criado emmarço de 2023 pafios e implementar soluções para aumentar a produção agroalimentar sustentável. Para isso, mônia de lançamento do centro aconteceránaSaladaCongregação do Edifício Central da Esalq, às 10h30dehoje. Esalq lança hoje centro de pesquisa de carbono na agricultura para desenvolver estudos e tecnologia Unidade é um dos quatro novos centros de pesquisa criados pela Universidade de São Paulo CCARBON AEsalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) recebe hoje (17) a cerimôniade lançamentodoCCarbon (Centro de Estudos de Carbono na Agricultura Tropical).
O CCarbon é umdos quatro novos centros de estudos criados pelo Conselho Universitário da USP ra desenvolver estudos, tecnologia e capacitar profissionais para a geração de soluções baseadas em carbono para sistemas agrícolas tropicais para conciliar a demanda por alimentos, fibras e energia coma sustentabilidade. O centro de pesquisa vai identificar os principais desaospesquisadores vão fazer abordagens inter e multidisciplinares para cobrir as áreas de solo, plantas, animais, atmosfera e ferramentas digitais para chegar aoobjetivo dos estudos.
O CCarbon tem coordenação do professor Carlos Eduardo Pelegrino Cerri, do Departamento de Ciências do Solo, e teve origem do Programa Cepid (Centros de Pesquisa, Difusão e Inovação), da Fapesp. “Nós tivemos sorte de termos o vínculo comaReitoria e ainda sermos agraciados com essa proposta Cepid/Fapesp, pois nossa visão é de sermos reconhecidos como um centro de classemundial, líder em sistemas agrícolas tropicais de baixo carbono e qualificação de recursos humanos por meio de pesquisa, inovação e divulgação”, disse Cerri.