Notícia

Portal Piracicaba Hoje

ESALQ conta com mais um Instituto de Ciência e Tecnologia (105 notícias)

Publicado em 10 de abril de 2023

Mauá Agora! BSB Notícias IBI - Inteligência Brasil Imprensa Esalq - USP Brasil em Folhas online Conexão Jornalismo Guarulhos Online TV Cariri Portal Osso Duro de Roer Clikar Acontece no RS UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Visão Agro online Portal da Universidade Federal de São Paulo Rádio FM Grupo Rio Claro SP TV USP Piracicaba Biblioteca do CENA-USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP Ubrabio - União Brasileira do Biodiesel Viva Pariquera Blog da Cris Diário do Rio Claro online TV Alesp Viu isso aqui? O Melhor da Cidade UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Zatum Verguia Roraima na Rede Portal Euclidense Penha News Informativo Astral Jeremoabo.com.br Jornal Desperta Cidade Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Mirante da Bocaina Notícia Diária O Repórter Regional online Tribuna Paulista Difusão Brasil Diário em Foco Esalq - USP Destaque Jornal Conexão Na Cidade Alagoas Agora online São Roque ON Brasil Verde Amarelo VALEON TV Caparaó Transmitindo Quarteto Rádio Web Portal NA - Nécessaire Affaires Portal Ribeira Portal Altônia Panorâmica News Portal Paripiranguense Jornal Top News ND1 Hora Campinas A Tribuna Piracicabana Portal APqC - Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo Mídia MS News Jovem Pan News Santos Jornal da USP online Esalq - USP Rondônia On New Notícias Monte Santo Notícias Momento MS Notícias Brasil Verde Amarelo Pirapop Notícias Casa da Maria Mandú Bom Dia Barretos Jornal Giro da Região

Novo instituto implementará rede de pesquisa em insumos biológicos à base de microrganismos para o controle de pragas artrópodes

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 06.04.2023

Recentemente aprovado na chamada CNPQ/INCT 58/2022, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), passa a contar com mais um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). Desta feita, voltado aos bioinsumos inovadores.

Sob coordenação do Prof. Ítalo Delalibera Júnior, do Depto de Entomologia e Acarologia, o instituto visa implementar uma rede de pesquisa em insumos biológicos à base de microrganismos para o controle de pragas artrópodes, e vem construindo uma sólida trajetória no desenvolvimento de biofertilizantes e bioinoculantes.

A rede de pesquisa compreende 12 instituições nacionais (seis estados, tendo a USP como executora), seis instituições estrangeiras (englobando quatro países), três empresas privadas na área de bioinsumos, 35 pesquisadores doutores e 48 bolsas aprovadas. Apresenta como objetivo estratégico assegurar a posição do Brasil como protagonista do mercado global de bioinsumos por meio do fortalecimento de subsídios científicos e tecnológicos, de uma política de formação de quadros e da expansão do número de cientistas engajados na área.

Para atuar no direcionamento das soluções biológicas por meio de tecnologias inovadoras e disruptivas e formação de políticas públicas para o setor, o INCT de Bioinsumos e Inovadores investigará problemas como a reduzida diversidade de opções de microrganismos comercialmente disponíveis, o grande número de alvos (pragas, carrapatos, fitopatógenos e fitonematóides) sem opções biológicas no mercado, além da necessidade de melhorias nas tecnologias de produção de microrganismos.

Enfim, o instituto atuará privilegiando os planos institucionais de desenvolvimento das instituições a medida em que permite o fortalecimento de sua infraestrutura, formação de pessoal e dos programas de pós-graduação envolvidos.

Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Os INCTs são 101 centros de pesquisa multicêntricos brasileiros. O objetivo desses centros é desenvolver a pesquisa e criar patentes para o País. O programa é conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e diversas fundações de amparo à pesquisa estaduais (Fapesp, Fapeam, Fapemig, Fapesc, Faperj e Fapespa).