Notícia

Cultivar

Esalq, Cena e Ipdmaq realizam 2° Workshop Universidade e Empresa

Publicado em 18 março 2013

Para dar continuidade sobre a importância das parcerias entre universidades e empresas e suas oportunidades será realizado, nesta quinta-feira (21), o 2º Workshop Universidade & Empresa, sob a questão "O desafio da Inovação". A realização é da USP/ESALQ, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP/Cena) e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (IPDMAQ).

Neste segundo encontro, o tema será abordado permitindo a troca de informações e conhecimentos com representantes da universidade (Agência USP de Inovação), agências de fomento (CNPq, Fapesp, Finep), além do IPDMAQ. Assim, das 13h às 17h30min, no anfiteatro do Cena, empresários, gestores de P&D, pesquisadores, docentes, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação, terão a oportunidade de acompanhar palestras com profissionais das instituições ou dos setores envolvidos.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Elas podem ser realizadas até 19 de março, com a Abimaq pelo http://www.abimaq.org.br/comunicacoes/ipdmaq/2013/IPDMAQ_2workshop_130228.html.

Informações pelo site www.abimaq.org.br , e-mail srpi@abimaq.org.br ou pelos telefones (19) 3432-1266 ou (19) 3432-2517. Apoio: ESALQ-Tec, Abimaq e Comissões de Pesquisa da ESALQ e do Cena.

O Cena fica na Avenida Centenário, 303, Bairro São Dimas, Piracicaba/SP.

Programação

13h30 - Abertura

13h35 - O desafio da inovação na indústria de bens de capital: a importância da parceria das empresas com a universidade (João Alfredo Saraiva Delgado, presidente do IPDMAQ)

14h15 - Contribuição da universidade em projetos de inovação da empresa (Eduardo Brito, Agência USP Inovação - Polo São Carlos)

15h00 - Intervalo

15h15 - Apoio às atividades de inovação (Cimei Borges Teixeira, CNPq - Coordenador DEHS/CGECT/COCTC; Douglas Zampieri, Fapesp - Coordenador Adjunto / Colaborações em Pesquisa; Marcos Francisco Almeida, Finep - Superintendência da Regional de São Paulo)

17h15 - Espaço aberto para perguntas

17h30 - Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa