Notícia

Notícias de Campinas

Esalq celebrará 119 anos com evento virtual nesta quarta-feira (3)

Publicado em 01 junho 2020

Tradicionalmente, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), celebra sua data de fundação (3 de junho) com homenagens e registros históricos em solenidades que revigoram o legado de Luiz de Queiroz.

Mesmo diante do atual momento de pandemia, na data em que comemorará seus 119 anos, a diretoria da instituição realizará cerimônia, em formato online, com transmissão em seus perfis @esalqmidias no Facebook, YouTube e LinkedIn. A transmissão terá início a partir das 14h e a celebração está dividida em quatro momentos.

O primeiro ato será conduzido pelo diretor da Escola, professor Durval Dourado Neto, que fará saudação, posicionará a importância da Esalq no contexto da USP. Dourado registrará ainda a inserção internacional da Escola, que este ano celebra o convênio de cooperação internacional número 100.

Além disso, como resultado do acordo mais recente, está em funcionamento o Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil na Esalq, que apresenta as pesquisas bilaterais em Agricultura Tropical com a China iniciadas em 2021.

Registros e homenagens

O segundo e terceiro atos serão conduzidos pelo vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, que lembrará os registros históricos da Escola e prestará homenagens às entidades parceiras.

Assim, serão lembrados: dez anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas; dez anos da TV USP Piracicaba; 15 anos da Casa do Produtor Rural; 95 anos da elevação da Esalq como instituição de nível universitário;15 anos da formalização do 1º Programa de dupla-diplomação em Engenharia Agronômica Brasil-França e 55 anos de parceria entre Esalq e Ohio State University (OSU). Como entidades parceiras serão homenageadas a Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (35 anos de criação) e Fapesp (60 anos de fundação).

Cátedra Luiz de Queiroz

A solenidade termina com a posse do Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Ex-ministro Alysson Paolinelli. A condução retornará ao diretor da Esalq, que assim encerra a gestão do Segundo Titular da Cátedra, Marcos Jank, faz um balanço do ciclo 2019/20 e simbolicamente entrega uma placa de homenagem e incorpora a foto de Jank ao memorial da Cátedra.

Na sequência, Marcos Jank fala do livro China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security (lançado na manhã do dia 3, também pela internet) e encerra oficialmente sua gestão. O Primeiro Titular da Cátedra, Roberto Rodrigues, também terá fala nesse ato.

Durval anunciará o nome do Terceiro Titular da Cátedra, Alysson Paolinelli, registrando uma pequena biografia de Paolinelli e um resumo do plano do novo titular para mais um ciclo da Cátedra. Com a publicação do Termo de compromisso, Paolinelli faz então seu discurso de posse. Em seguida, Durval Dourado Neto encerra a solenidade, lembrando que o plano de ação do titular empossado será disponibilizado no site da Esalq.

Escola

A Esalq foi criada em 1901, do sonho do visionário Luiz Vicente de Souza Queiroz, doador da Fazenda São João da Montanha ao governo do Estado de São Paulo, para criação de uma escola agrícola. Até 1934, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

A partir de então, passou a integrar a USP, como uma de suas unidades fundadoras. Possui uma área de mais de 3.800 hectares, formada pelo Campus Luiz de Queiroz e pelas estações experimentais de Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão, o que corresponde a quase 50% da área total da USP.

Considerada um centro de excelência, possui sete cursos de graduação, já formou 16.144 profissionais na graduação e outorgou mais de 10.300 títulos de mestres e doutores. É reconhecida nacional e internacionalmente por sua contribuição nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas.