Notícia

Brasil Fashion News

"Errática", com apresentações em São Paulo

Publicado em 24 novembro 2014

Errática apresenta o imprevisível, o erro, o desconfigurar, reconstruir, recontextualizar

“Errática” é um curto espetáculo de 20 minutos que apresenta novas tendências, uma espécie de fusão entre intervenção urbana e dança contemporânea, apresentado por Patrícia Leal, que destaca algumas características como, liberdade de expressão, protesto e contestação, por meio de estudos e pesquisas urbanos através do próprio corpo e seus significados, suas expressões e movimentos. O projeto foi idealizado pela dançarina e intérprete Patrícia Leal e selecionado pelo Edital Klauss Vianna e pela Funarte (Fundação Nacional de Artes). A mostra será exibida ao público apenas em duas curtas sessões de 20 minutos cada uma, nos dias 10 e 11 de dezembro, respectivamente, no SESC Santana, às 20hs. Errática apresenta o imprevisível, o erro, o desconfigurar, reconstruir, recontextualizar.

Pressupõe modelos estéticos, pedagógicos, econômicos em dança contemporânea repensados, abertos, discutidos, reconfigurados. Tem como objetivo permitir a apreciação, a formação de público, a troca artística, a difusão e memória da pesquisa artística, promovendo uma maior aproximação entre o público, o artista e os seus convidados ou espectadores. Faz uma escolha pelo qual permanece de forma errática, protesta contra a ilusão consumista do capital, permite a fruição em profundidade do que leva tempo para entranhar-se e se estranha, se encontra, se enamora, esquece. Saboreia, revela, configura, distorce e modifica.

A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto e rompimento com a cultura clássica. Ela não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete ou o bailarino, ganha autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos e procedimentos de pesquisas, como: improvisação, contacto e a própria interação com o seu público.

Suas composições podem estar co- relacionadas às questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, e inclusive de acordo com a própria fisiologia e a anatomia corpo. O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, de acordo com as técnicas, como a de Alexander, Feldenkrais, eutonia, Klauss Vianna (Brasil), entre outras, desenvolvidas a partir de uma coleção de sistemas e métodos, de acordo com os conceitos da própria dança moderna e pós-moderna.

Apenas a partir da década de 1980, ela começou por se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora ainda algumas vezes faça referência ao ballet clássico. Para saber mais: Patrícia Leal é artista, pesquisadora e docente. Dirigiu e concebeu espetáculos como “Se as paredes tivessem sentidos”(2003/4), "Amargo Perfume" (2005/7), Intenso (2007/10) e "Variações sobre Chocolates" (2008/10), “Vagueia” (2010/11), “Errática” (2012/13) nos quais atua como intérprete-criadora. “Amargo Perfume” foi selecionado pelo edital de ocupação da Caixa Cultural em 2005/2006, através do projeto “Roda: girando diálogos de Dança”. "Intenso" foi selecionado para o Projeto Solos de Dança do SESC São Paulo em 2007 e para o “Semana Pra Dança” em Campo Grande em 2010. “Errática” foi selecionado no edital Quarta que Dança 2012 da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Patrícia Leal é vice-coordenadora e professora do curso de Dança e da Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN. Doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp, Mestre em Artes/Dança formada pela Unicamp, bacharel em Comunicação Social pela Unesp.

Foi docente (PED) graduação das Artes Corporais e Cênicas da Unicamp, no curso de especialização em Gestão Escolar, na área de arte, na Unicamp. Foi coordenadora e docente na graduação da Dança da Faculdade Paulista de Artes em São Paulo. É autora dos livros “Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban”(2006),e “Amargo Perfume: a Dança pelos sentidos” (2012) publicados pela Editora Annablume e Fapesp. Serviço: SESC Santana Espetáculo: Errática, entre os dias 10 e 11 de Dezembro, às 20hs Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 579 http://www.sesc.com.br/portal/sesc/unidades/saopaulo/sesc+santana

Telefone: (11) 2971-8700 Entrada: Franca