Notícia

Convergência Digital

Ericsson cria centro de pesquisa global no Brasil para computação em nuvem (94 notícias)

Publicado em 07 de dezembro de 2022

A Ericsson anunciou que vai operar um centro de pesquisa global no Brasil, com foco em estudos avançados em computação em nuvem e redes automatizadas de IA até 2030 na América Latina. O Smartness Engineering Research Center se dá em colaboração com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fica o centro, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

"Com a implantação do 5G e a visão do 6G sendo exploradas, a pesquisa se concentrará no projeto e operação de infraestruturas de computação em nuvem e redes cognitivas orientadas para IA para alavancar a próxima geração de serviços e aplicativos da Internet", anunciou a Ericsson, em comunicado.

O centro reunirá alguns dos pesquisadores mais experientes do país na construção de uma nova plataforma de rede habilitada para capacitar o 5G, bem como explorar casos de uso revolucionários do 6G.

A equipe será composta por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de cerca de 50 pesquisadores associados de outras 15 instituições acadêmicas brasileiras, e uma equipe de pesquisadores nacionais e estrangeiros da Ericsson.

"A iniciativa, inédita na América Latina, nasce como um hub de pesquisa de ponta, com foco no desenvolvimento de serviços avançados de conectividade móvel sob diferentes perspectivas da indústria, da academia e da sociedade, e possibilitará importantes avanços na área de pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo a competitividade do Brasil como um todo”, diz a empresa sueca.