29/10/2013 - Com o aumento da expectativa de vida, a velhice já corresponde à metade da existência de algumas pessoas. No estúdio da Rádio USP, a pesquisadora Guita Grin Debert, do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conversa sobre o estudo Velhice, violência e sexualidade. Guita também faz parte da Coordenação da Ciências Humanas e Sociais da FAPESP e foi coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp.
Na segunda parte do programa, o professor Marcelo Mori, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fala sobre o envelhecimento celular e um estudo recente que avalia um novo antibiótico capaz de prolongar a vida do verme Caenorhabditis elegans.
Também nesta edição, os físicos Anderson Amaral e Cid Bartolomeu de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco apresentam uma nova técnica que permite moldar os vórtices ópticos na forma mais adequada para manipular material no nível submicroscópico.
Confira este conteúdo e muito mais na edição do programa Pesquisa Brasil uma parceria entre a Revista Pesquisa Fapesp e Rádio USP.
Ouça o programa completo, clique aqui.
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp