Notícia

História de Indaiatuba

Entre livros e partituras, Museu Republicano comemora a Semana da República

Publicado em 01 novembro 2017

Por Eliana Belo

De 9 e 15 de novembro a cidade de Itu terá feira de livros, apresentações musicais e diversas atividades em comemoração aos 128 anos da Proclamação da República. Museu da USP que serviu de palco para a Convenção Republicana promove palestra sobre a representação da data nas artes.

Como já é tradição, no próximo dia 15 de novembro o Museu Republicano de Itu comemora a data promovendo atividades culturais na região, com destaque para a 6ª edição da Feira de Livros do Museu Republicano e a apresentação do CoralUSP. As ações fazem parte da programação da Semana da República, que tem início no dia 9 com palestra dedicada à forma como os artistas interpretaram a Proclamação da República (veja mais detalhes abaixo).

Em parceria com a Academia Ituana de Letras, no dia 10, a partir das 19h30 acontece o concerto da pianista Maria José Carrasqueira de Moraes, com um programa que inclui música de compositores da região (Erothides de Campos e Tristão Júnior) dentre outras. Na mesma ocasião será lançada a Revista da Acadil de 2017 e terá lugar a solenidade de posse do Acadêmico Synésio Sampaio Góes à Cadeira nº 23, cujo patrono é o Dr. Washington Luís Pereira de Sousa.

Dia 12, às 11h, é a vez do concerto da Corporação Musical União dos Artistas, parceria com a Secretaria de Cultura da Estância Turística de Itu. A corporação está em atividade desde 1912, e tem como principal objetivo divulgar a música característica da região para sua formação instrumental: flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trompas, trombones, bombardinos e baixos; e percussão.

No dia 15 de novembro, o Museu Republicano de Itu abrirá das 10h às 17h, e durante todo o período os visitantes poderão participar da feira de livros, com descontos de 50% no preço de capa. Diversas editoras já confirmaram sua participação, e estima-se que durante todo o dia cerca de mil pessoas compareçam ao local.

Duas exposições em cartaz no Museu têm visitação gratuita: Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) nos séculos 18 e 19, e Expedição Langsdorff nos traços de Florence, parceria com o Instituto Hercule Florence, apresenta esboços feitos pelo artista sobre a expedição que percorreu mais de 15 mil quilômetros no interior do Brasil.

Destaque da programação, às 15h acontece a apresentação do Grupo 12 em Ponto, do CoralUSP, sob regência do Maestro Eduardo Fernandes. Desde sua criação vem desenvolvendo um estilo próprio, reunindo em seu repertório os mais diversos gêneros musicais. Em 2015 o Grupo 12 em Ponto apresentou-se com grande êxito na cidade.

Todas as atividades são gratuitas.

Palestra: As "manhãs" de 15 de novembro: a Proclamação da República pela ótica dos artistas.

A palestra dedicada à forma como os artistas interpretaram a Proclamação da República será ministrada pelo prof. Carlos Lima Junior.

Carlos Lima Junior é doutorando em Estética e História da Arte pelo MAC-USP, com a pesquisa À sombra da Liberdade: imagens da nação na Primeira República Brasileira. Bolsista FAPESP, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP com a dissertação 'Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional' (2015).

É coautor, ao lado de Lilia Moritz Schwarcz e Lucia Kluck Stumpf, do livro A Batalha do Avaí: a beleza da barbárie. A Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo. (Sextante, 2013).

A palestra faz parte da Semana da República organizada pelo Museu Republicano de Itu/ USP.

Informações:

Museu Republicano de Itu/USP

Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

11 40230240, menu 3, Serviço Educativo

Serão emitidos certificados de participação.

Não há necessidade de inscrição previa.