Notícia

Fala aí, PET Farmácia!

Entenda como funcionam as fases de desenvolvimento de uma vacina e qual o cenário das vacinas em teste contra o Covid-19 no mundo

Publicado em 19 junho 2020

O que são vacinas e como são desenvolvidas

 

Há alguns dias atrás nós contamos aqui no blog a importância da vacinação na prevenção das doenças, mas você sabe o que são as vacinas e como são desenvolvidas?

As vacinas são um tipo de produto biológico que protegem as pessoas de determinadas doenças. Para fazê-las são usados vírus ou bactérias previamente atenuados ou mortos ou fragmentos desses microrganismos. Sua função é estimular uma resposta imunológica do organismo, que passa a produzir anticorpos contra uma doença antes de contraí-la. Assim as vacinas evitam que ao contrair o microrganismo seu corpo sofra com a doença causada por ele ao ter uma resposta mais rápida e eficaz.

As vacinas são muito eficientes para prevenir diversas doenças, como hepatite, gripe, tuberculose e rubéola. Graças ao sucesso das campanhas de vacinação, a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é considerada erradicada do Brasil desde 1989. Já a criação de vacinas para doenças causadas por vírus com alta taxa de mutação, como o HIV, ainda é um desafio.

Como se pode notar no cenário atual na luta contra o Coronavirus, o desenvolvimento de uma vacina não é tão rápido e nem tão simples. Assim como qualquer medicamento, esse processo segue altos padrões de exigência de qualidade e protocolos de procedimentos éticos em todas as suas fases como a pesquisa inicial, as fases de teste em animais e humanos e a avaliação final pelas agencias reguladoras dos países. Vale frisar que em todas as fases a peça fundamental é a do pesquisador, que necessita de muitos recursos para cumprir esse propósito com todas as exigências e qualidade requeridas.

Fases de teste

Após a primeira fase de desenvolvimento de uma vacina, chamada de exploratória ou laboratorial, são realizadas sucessivas fases de teste com as melhores substancias escolhidas na fase inicial. Essas fases são divididas e explicadas na imagem a seguir:

Fonte: Revista Fapesp. Junho 2020

Segundo o Intituto Butantan os ensaios clínicos (Fases 1, 2, 3, 4) são a parte mais demorada e mais cara do processo de produção e desenvolvimento de uma vacina. Contudo haja demora no desenrolar desse processo, é importante compreender a necessidade dessas fases para garantia de efetividade e principalmente da segurança de uma substancia.

Vacinas contra Covid-19 no mundo em fases de teste

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia 124 vacinas contra o Coronavírus em desenvolvimento no mundo até o dia 27 de maio. Dentre elas 10 estão em testes clínicos (fases 1, 2, 3 e 4 da imagem acima) onde ocorrem os testes em humanos.

A vacina em estágio mais avançado entre elas é desenvolvida pela Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca do Reino Unido que encontra na Fase 2. As outras organizações que possuem vacinas em fases clinicas são da China (com 5 organizações) dos Estados Unidos (com 4 organizações) e uma organização do Reino Unido.

No Brasil há duas organizações com vacinas em fases pré-clinicas de teste, uma na Fundação Oswaldo Cruz e no Intituto Butantan e a outra na Universidade de São Paulo (USP).

Assim, nesse momento de espera de uma vacina eficaz contra o Covid-19 deve-se, sobretudo, agir na prevenção da doença de outras formas, como as preconizadas pelos órgãos de saúde.

Por Kerolaine Silvério

FONTE:

Revista Fapesp- edição 292