Notícia

Gestão C&T

Ensino e pesquisa estão em vídeo e na internet

Publicado em 30 julho 2007

A Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP) está promovendo a distribuição gratuita de vídeos sobre atividades de ensino e pesquisa realizadas em todo o país. O Vídeo@RNP tem como proposta disponibilizar conteúdos multimídias que podem ser inseridos e acessados pela internet a partir de ferramentas de armazenamento, busca, indexação e transmissão.

Segundo informações da Agência Fapesp, a plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos foi desenvolvida pela equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Regina Melo Silveira, coordenadora do Grupo de Trabalho de Gerência de Vídeo (GTGV) do Larc e responsável pelo desenvolvimento da plataforma disse, em entrevista à agencia, que a proposta foi criar uma ferramenta que atendesse aos vídeos criados não por diversão, mas para a divulgação de pesquisas. Segundo a pesquisadora, o Vídeo@RNP foi, inicialmente, concebido para suprir as necessidades do setor acadêmico. "Mas, até o fim do ano, pretendemos distribuí-lo como software livre para que fique à disposição e seja personalizado por qualquer instituição de ensino e pesquisa no país, pública ou privada", disse.

Ainda de acordo com a agência, o sistema atual disponibiliza vídeos de palestras e documentários, além de permitir a transmissão ao vivo de eventos. O usuário também poderá personalizar um ambiente de acordo com suas necessidades.

Para cadastrar um novo vídeo, é preciso inscrição. Segundo a Agência Fapesp, o sistema é dividido basicamente em vídeos públicos, que podem ser vistos por qualquer usuário, e vídeos privados, restritos a comunidades específicas de usuários cadastrados.

Para ter acesso aos vídeos, acesse o site http://video.rnp.br. Informações complementares sobre o GTGV podem ser obtidas no site http://gtgv.larc.usp.br/.