Notícia

Nave

Engenheiros recebem homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba

Publicado em 02 agosto 2016

A Câmara Municipal de Sorocaba homenageou quatro engenheiros em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 1º, por iniciativa do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB).

Foram homenageados com o Título de Cidadão Sorocabano: o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, José Carlos Carneiro; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, Francisco Yutaka Kurimori; e o engenheiro Mário de Lavigne Filho. Já o engenheiro Valdir Paezani recebeu a Comenda Referencial de Ética e Cidadania.

A solenidade foi presidida pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba I (PR). A mesa de honra da sessão solene também contou com as seguintes autoridades: vereador Francisco Moko Yabiku, proponente da homenagem; engenheiro Clebson Aparecido Ribeiro, secretário de Meio Ambiente, representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio; Dom Matthias Tolentino Braga, abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo; engenheiro e ex-vereador Luiz Francisco da Silva, vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba; arquiteto Valdir Vergamini, presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

Integraram, ainda, a mesa de honra da solenidade as seguintes autoridades: tenente Ana Costa, representando o comandante do CPI-7, coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho; 1ª tenente Marcela Borgo, representando o contra-almirante do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, André Luiz Ferreira Marques; engenheiro Luiz Roberto Sega, superintendente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo; e engenheiro Roberto Franciulli, representando o diretor da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), Paulo Roberto Freitas de Carvalho. Além do discurso das autoridades e homenageados, a solenidade contou com a saudação ecumênica de Dom Matthias Tolentino Braga e apresentações musicais da banda Baddini.

Dados dos homenageados – O engenheiro Valdir Paezani, que recebeu a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, nasceu em Laranjal Paulista, em 1962. Engenheiro Mecânico Industrial formado pela Universidade Metodista de Piracicaba, fundou a empresa Engecall, em 1998, e atua nas diversas entidades de sua categoria profissional, bem como atua como voluntário em entidades como a Apae (Associações de Pais e Amigos Excepcionais), entre outras instituições religiosas e assistenciais.

O engenheiro Mário de Lavigne Filho, homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, é paranaense de Curitiba, onde nasceu em 1945. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Engenharia Sanitária pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em diversas empresas de saneamento, inclusive na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), entre 1976 e 1996. Fundou a M&L Engenharia Ambiental e integrou diversos conselhos de meio ambiente e saneamento.

O engenheiro Francisco Yutaka Kurimori, que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, é paulista de Igarapava, onde nasceu em 1951. Graduou-se em Engenharia Civil, aos 21 anos, na Escola de Engenheira de Lins e trabalhou no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), na Light, no DER, entre outras empresas e órgãos. É presidente reeleito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP).

O engenheiro José Carlos Carneiro, também agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano, é paulista do município vizinho de Votorantim, onde nasceu em 1950. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Fez curso técnico de Mecânica na Faculdade de Tecnologia de São Paulo e é formado em Engenharia Mecânica e Automobilística pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, entre outras qualificações. Gerenciou diversos projetos das Forças Armadas no Brasil, é pesquisador da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e preside a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba