Notícia

Jornal do Commercio (AM) online

Engenheiro brasileiro cria primeira telha hidropônica para cultivo Kaatop é uma telha hidropônica projetada para o cultivo

Publicado em 19 setembro 2019

Já ouviu falar de telha hidropônica para cultivo de vegetais? Sérgio Rocha, engenheiro agrônomo brasileiro, criou a primeira delas. A partir da pesquisa, iniciada em 2012, o pesquisador desenvolveu o modelo em conjunto com a ecóloga Fabiana Scarda, do Instituto Cidade Jardim. O projeto foi selecionado pelo programa Cidades Sustentáveis da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e foi lançado no último dia 27.

A ideia, segundo Sérgio – em relatório produzido para a instituição de pesquisa – surgiu após observar que vários de seus clientes queriam instalar jardins sobre telhas de barro ou fibrocimento. No entanto, os materiais possuem características que os impedem de receber sobrecarga permanente.

Para resolver o impasse, Sérgio criou o Kaatop, uma telha hidropônica projetada para o cultivo. Além do benefício, ela é mais leve do que telhas comuns e à prova de infiltração. Sua vedação ocorre no próprio encaixe das telhas, o que facilita o processo, sem necessidade de impermeabilização.

Com a inserção de orifícios para o cultivo das sementes e de pequenas mangueiras de gotejamento e irrigação, o sistema ganhou uma nova utilidade. Para facilitar o controle dos plantios, o Kaatop conta com um monitoramento remoto e automatizado, que permite verificar a umidade, teor de adubação, consumo de água, temperatura e PH.

A proposta é usar as telhas para diversos tipos de plantio, desde tomate ao feijão. Cada metro quadrado pode cultivar até 20 mudas. A tecnologia nacional vai começar a ser comercializada em dezembro deste ano e pode ser vista na sede do Instituto Cidade Jardim em Itu, no interior de São Paulo (SP).