Notícia

MundoGeo

Engemap customiza sistema digital de aerolevantamento para a Marinha do Brasil

Publicado em 12 novembro 2009

A Engemap acaba de dar mais um importante passo na consolidação do seu Sistema Aerotransportado de Aquisição e Pós-Processamento de Imagens (SAAPI).

No final do mês de outubro, a empresa firmou contrato com a Fundação de Estudos do Mar (Femar) para fornecer licença customizada de uso do sistema para aeronaves de asa rotativa da Marinha do Brasil.

Com início de operações em 2007, o SAAPI é o primeiro sistema digital de aerolevantamento concebido e homologado no Brasil. Desenvolvido pela Engemap em parceria com o Departamento de Cartografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, sob coordenação do Engenheiro Cartógrafo Roberto da Silva Ruy e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o sistema produz fotografias aéreas de alta resolução espacial para aplicações cartográficas, com pixel de 8 a 80 centímetros.

Largamente utilizado nos projetos de mapeamento da Engemap, o SAAPI passa agora a atender a Marinha, onde será utilizado na produção de cartas náuticas da costa brasileira e de áreas de navegação fluvial. O projeto tem coordenação do Capitão de Corveta Alexandre Moreira Ramos, da Seção de Análise de Geodésia do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

O contrato foi assinado no último dia 21 de outubro pelo Presidente da Engemap, César Antonio Francisco, e pelo Presidente da Femar, Vice-Almirante Lucio Franco de Sá Fernandes.

Além de consolidar o sistema como alternativa de alta qualidade tecnológica, a parceria demonstra a crescente demanda do mercado por soluções de aerolevantamento digital com ótima relação custo-benefício.

Mais informações no site da Engemap ou pelo telefone (18) 3421-2525.