Notícia

JC e-mail

Energia, sustentabilidade e o papel das políticas de C,T&I no 4º Encontro Preparatório em Salvador

Publicado em 04 dezembro 2012

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, participará do 4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência a partir desta quarta-feira (5), em Salvador (BA), e apresentará a palestra de abertura sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Com o tema 'Energia e Sustentabilidade: o papel das políticas de C,T&I', a cerimônia de abertura contará com as participações do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, e do pesquisador Elibio Rech, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que falarão também de energia e sustentabilidade.

O evento está programado para começar às 19h no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e se estende até a próxima sexta-feira (7), com diferentes abordagens sobre os desafios do setor de petróleo, gás natural e bioenergia, os impactos da produção de energia nos oceanos, o papel das fontes renováveis de energia e as perspectivas para o desenvolvimento sustentável.

O Encontro na capital baiana faz parte da programação das reuniões temáticas em sete capitais em busca de uma ampla discussão nacional para serem relatadas durante a realização do Fórum Mundial de Ciência no Rio de Janeiro, em novembro do próximo ano.

Confira a programação completa do 4º Encontro Preparatório (Salvador) no link: http://fmc.cgee.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60:programa-4encontro&catid=8&Itemid=195.

Fórum Mundial de Ciência 2013 - Será a primeira vez que o evento ocorrerá fora da Hungria. Focado na Ciência para o Desenvolvimento Global, o Fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), International Council for Science (ICSU), American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A Comissão Executiva Nacional do Fórum já realizou três Encontros Preparatórios. O primeiro aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em agosto deste ano e abordou a Ciência para o desenvolvimento global - da educação para a inovação: construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável. O segundo aconteceu em outubro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com a temática Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos.

Na última semana de novembro foi a vez de o Amazonas sediar mais um Encontro. Cerca de 500 pessoas compareceram na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para discutirem o principal tema da ocasião: a Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento. Confira as reportagens publicadas:

Serviço

O quê: 4º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013

Onde: Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)

Quando: 5 a 7 de dezembro de 2012

Endereço: Rua Edistio Pondé, 342, Stiep - Salvador (BA)

Inscrições: http://www.fieb.org.br/inscricaoeventos/Login.aspx

Entrada franca

(Ascom da SBPC)