Notícia

Correio da Paraíba

Energia elétrica é transmitida pelo ar

Publicado em 17 julho 2007

São Paulo (Fapesp) - Um experimento realizado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), MIT, com participação destacada do brasileiro André Kurs, de 25 anos, mostra que é possível transmitir energia elétrica sem o uso de fios ou cabos, usando a técnica de ressonância magnética. Os pesquisadores conseguiram acender uma lâmpada incandescente de 60 watts colocada a dois metros de distância da fonte de eletricidade, sem qualquer ligação física entre elas.

Duas bobinas de cobre, uma próxima à fonte e a outra ligada à lâmpada, fizeram o papel de transmissores. A bobina que envia a energia forma um campo magnético que oscila a uma determinada freqüência. Como as duas bobinas são desenhadas de modo que ressoem à mesma freqüência, o campo magnético induz uma corrente na bobina receptora, acendendo a lâmpada.

Ao mesmo tempo, o campo praticamente não interage com o restante do ambiente, garantindo eficiência. Os autores acreditam que esse tipo de tecnologia pode reduzir nossa dependência de baterias. Diversas formas de transmitir energia sem fios são conhecidas há séculos, como a radiação eletromagnética (ondas de rádio, luz visível, radiação infravermelha), mas elas tendem a causar muito desperdício. Outra possibilidade seria usar laser, um tipo de radiação eletromagnética direcionada, mas isso requer um caminho livre entre a fonte e o aparelho.