Ao orientar os estudantes sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a prova utilizou, como textos motivadores, trechos de pesquisas do economia do cuidado divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da ONG Oxfam Brasil e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
São materiais científicos que abordaram, de alguma forma, dados e análises afins ao tema da redação em 2023 - “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Confira os textos que serviram de base para a redação do Enem 2023:
Em 2020, a organização não governamental internacional Oxfam publicou no site brasileiro um texto intitulado “Tempo de Cuidar”, em que trata das desigualdades enfrentadas pelas mulheres ao redor do mundo - e uma delas é assumir os cuidados de seus familiares. O excesso de tarefas assumidas pelas mulheres acaba servindo para perpetuar as desigualdades econômicas, segundo o texto, que pode ser conferido aqui.
Em janeiro de 2021, a Revista da FAPESP dedicou a matéria de capa aos desafios relativos à economia do cuidado, abordando especialmente o envelhecimento da população e o desafio da gestão pública em lidar com a demanda crescente por profissionais conhecidos como cuidadores de idosos. A reportagem é assinada por Christina Queiroz. Leia aqui o texto completo.