Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Encontro reunirá pesquisadores com produção teórica sobre a arquitetura e o urbanismo na AL

Publicado em 27 agosto 2010

Os principais pesquisadores latino-americanos com produção teórica crítica sobre arquitetura e urbanismo estarão reunidos na Unicamp nos dias 30 e 31 de agosto. Eles participarão do Encontro sobre Arquitetura e Urbanismo na América Latina, evento organizado por docentes do Instituto de Artes (IA), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). A iniciativa conta com o apoio do Mackenzie e PUC-Campinas. A reunião, que ocorrerá no auditório do IA, será aberta à participação da comunidade acadêmica.

De acordo com a coordenadora geral do encontro, professora Maria José de Azevedo Marcondes (IA), um dos objetivos do evento é criar um ambiente que favoreça a reflexão sobre a cultura material (produção teórica e obras significativas) em arquitetura e urbanismo nos últimos 25 anos no continente. Na oportunidade, também serão discutidos aspectos relativos ao 14º Seminário de Arquitectura Latinoamericana (SAL), evento que a Unicamp organizará em 2011.

Conforme os organizadores, os temas colocados em debate durante o encontro serão importantes, ainda, para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, dado que contribuirão para o seu processo de consolidação e para a sua articulação com as redes de pesquisa e difusão da produção arquitetônica, urbanística e paisagística. Além da professora Maria José, também atuam como organizadores do evento, por parte da Unicamp, os professores Leandro Medrano (FEC) e Maria Stela Bresciani (IFCH). A reunião científica conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex) da Universidade. A programação completa pode ser conferida no endereço eletrônico.