Notícia

Agito SP

Encontro Nacional reúne em SP palhaços que atuam em hospitais 

Publicado em 19 novembro 2014

Por Agito SP

Plenárias, oficinas e apresentações são parte da programação

 

O 3º Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital faz parte do programa Palhaços em Rede, criado pela Escola dos Doutores da Alegria. Será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, no Liceu Santa Cruz (Rua São Nicásio, 420, Mooca), em São Paulo (SP) e vai reunir profissionais e voluntários que hoje utilizam a figura do palhaço para visitas a leitos hospitalares, vindos de todo país.

 

O evento é composto por plenárias, oficinas e cabarés e tem por objetivo reunir os mais diversos coadjuvantes que atuam no desenvolvimento da área da saúde, avançar na construção coletiva de uma base ética de atuação e oferecer formação para grupos de todo o Brasil. Para elaborar a programação do evento, os participantes da rede foram consultados e puderam contribuir com suas principais demandas.

 

Construir e manter uma rede requer relacionamento contínuo e a construção de espaços para o diálogo. Hoje vivemos em redes, permanecemos conectados e estabelecemos grande parte de nossas relações por meio delas, afirma Wellington Nogueira, coordenador geral dos Doutores.

 

Programação:

 

20 de novembro

15h às 17h40 | Panorama Mundial do Palhaço no Hospital Arquétipo e Pesquisa

Abertura do evento com Raul Figueiredo

Palestra A História do Bobo com Wellington Nogueira

Palestra A Origem dos Hospitais e o Palhaço Nesse Contexto com Morgana Masetti

 

19h | Cabaré

Especial Doutores da Alegria

 

21 de novembro

9h às 13h | Oficinas* (Bonecos, Institucional, Jogo para palhaços e Música para o hospital)

14h30 | Movimentos de Humanização no Ambiente Hospitalar

Imunizar e Humanizar com Profa. Dra. Maria Aparecida Basile (Madalegria/Faculdade de Medicina da USP)

Multidisciplinaridade versus Interdisciplinaridade com Prof. Dr. Luis Fernando Lopes (Hospital do Câncer de Barretos)

mediação: Morgana Masetti (psicóloga e pesquisadora)

 

19h30 | Cabaré

Apresentação de cenas dos participantes

 

22 de novembro

9h às 13h | Oficinas (Institucional, Jogo para palhaços, Mágica e improviso com objetos e Música para o hospital)

14h30 às 18h | Palestra e Discussão

Conceito de Felicidade e Saúde na Atualidade: o Palhaço Atende a que Desejos e Necessidades? com o filósofo Emilio Terron

Discussão em grupo e apresentação das reflexões coletivas

 

19h30 | Cabaré

Apresentação de cenas dos participantes

 

23 de novembro

9h às 11h30 Oficinas (Institucional, Jogo para palhaços, Mágica e improviso com objetos e Música para o hospital)

 

12h às 15h | Fechamento

Avaliação coletiva das oficinas

Síntese do encontro e próximos passos

 

As Oficinas

Institucional

Trata de questões como identidade, missão, organização dos grupos e as relações que se estabelecem com os parceiros desta interação: os integrantes do próprio grupo, os profissionais dos hospitais atendidos, os pacientes hospitalizados e seus familiares, possíveis apoiadores e patrocinadores do projeto, e com a sociedade em geral. Formadoras: Daiane Carina e Soraya Saide

Jogo para palhaços

Destinada a palhaços profissionais que desejam entender e aprimorar a presença do palhaço no hospital. Formadoras: Thais Ferrara e Roberta Calza

Mágica e improviso com objetos

Desenvolve a habilidade de manipular objetos e construir situações cômicas, trazendo o frescor ao olhar acostumado a enxergar o que vê como a única imagem. A ideia é criar um novo olhar sobre o cotidiano, acelerar o raciocínio, despertar e aguçar a curiosidade, trazer precisão ao gesto, tornando a ação mais clara e focada. Formadores: Raul Figueiredo e Marcelo Marcon

Música para o hospital

Aborda, por meio de jogos e dinâmicas, conteúdos primordiais para uma atuação efetiva dentro dos hospitais: foco, escuta, parceria, apoio, improviso, ritmo e musicalidade. Tudo regido pela ética e qualidade nas relações que estabelecemos com o outro. Formadores: Dagoberto Feliz e Nilson Domingues

 

Formadores

 

Daiane Carina

Coordenadora Jurídica e de Planejamento Estratégico dos Doutores da Alegria. Atua há 10 anos com Direito no terceiro setor. É especia­lista em Gestão de Projetos Sociais no Terceiro Setor pela PUC-SP e coordena institucionalmente o Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria. Ministra palestras e oficinas com conteúdo jurídico e institucional.

Dagoberto Feliz

Palhaço dos Doutores da Alegria desde 2004. Premiado músico, ator, diretor, diretor musical, dramaturgo e cenógrafo. Pós-graduado pela Escola de Comunicações de Artes da USP. Membro da gerência do grupo Folias dArte. Trabalhou em mais de 40 espetáculos. Foi chefe do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura de Santos. Regente, professor e diretor universitário, é membro de vários grupos musicais em São Paulo e Rio de Janeiro.

Marcelo Marcon

Ator diplomado pelo Teatro Escola Macunaíma, traz consigo uma bagagem com diversas peças, cinema e comerciais. Formado pela Associação dos Mágicos de São Paulo (AMSP), seguiu uma linha mais cômica denominada magic clown. É ex-aluno da Escola dos Doutores da Alegria e estudou com Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Michael Christensen (Clown Care Unit- EUA), Norman Taylor (Escola Lassaâd- Bruxelas) e Jeannick Dupont (Le Rire Medicin- França).

Nilson Domingues

Ator formado pela Escola Internacional Jacques Lecoq. Estudou com Jos Houben, Paola Rizza, Cristophe Marchand, Jason Turner, François Lecoq, Pascale Lecoq, Krikor Belekian. No Brasil, se formou na Escola Livre de Teatro, estudou com Antonio Rogerio Toscano, Luis Fernando Ramos, Newton Moreno, Alexandre Matte, Edgar Castro, entre outros. Fez parte do grupo Le 38 e apresentou a peça Ne parlez jamais avec les inconnus em 2012. Participou do projeto Fulgurance (performance) no Museu do Louvre e fez parte da Cia do Riso, apresentando O santo e a porca do ano de 2005 a 2008 em várias cidades de São Paulo. Integra o elenco dos Doutores da Alegria desde 2011.

Raul Figueiredo

Artista formador e tutor do programa Palhaços em Rede. Está nos Doutores da Alegria desde 1995. É ator formado pela Unicamp e professor de Expressão Corporal no Colégio Santa Cruz. Atuou em diversos espetáculos e musicais, como Senhor Dodói e Vamos Brincar de Médico com os Doutores da Alegria, A Comédia dos Erros e Ricardo II com a Cia Razões Inversas; Musical Cabaré da Santa e Single Singers Bar com o Grupo Folias DArte e O Mágico de Oz. Também atuou no cinema e em diversas campanhas publicitárias.

Roberta Calza

Atriz formada pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, onde cursou os dois anos artísticos e o terceiro pedagógico e foi aluna de Norman Taylor, Jos Houben, Marc Fremond e Paola Rizza, entre outros. Participou por três anos do Fringe Festival na Irlanda com dois espetáculos indicados para melhor produção: Master Shuttefate e Bolt Upright. Lecionou no Corservatoire Nacional de Region de Sergi Pontoise em Paris ministrando aulas de palhaço e movimento. No Brasil, além do espetáculo Luluzinhas, atuou em mais de 100 comerciais de televisão. Ministrou curso de bufão para a companhia principal de Os Satyros de maio a setembro de 2007. Faz parte dos Doutores da Alegria e da equipe de formação da instituição.

Soraya Saide

Atriz graduada pela Escola de Arte Dramática da USP, com estágio na Clown Care Unit do Big Apple Circus, em Nova Iorque. No teatro trabalhou, entre outros, com Gianni Ratto e Cristiane Paoli Quito. Realiza performances em espaços alternativos. Foi professora no Teatro Escola Célia Helena. É diretora do Teatro dos Quinto. Integra a ONG desde 1993 e éesponsável pela sistematização de seleção e treinamento do elenco.

Thais Ferrara

É atriz e palhaça. Atua nos Doutores da Alegria desde 1993 e hoje integra o núcleo de formação que desenvolve conteúdos para a Escola. Graduada pela Escola de Arte Dramática da USP. Trabalhou no teatro com Celso Frateschi, Cristiane Paoli-Quito, Antônio Araú­jo, Pedro Paulo Bogossian, André Riot Sarcey, entre outros. Realizou performances em concertos didáticos com a Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música e também com a Orquestra da Universidade de São Paulo. Realizou oficinas teatrais e é integrante do Teatro dos Quinto. É instrumentista.

 

Convidados

Emilio Terron

Professor e Mestre em Filosofia pela PUC-SP e Psicodramatista pelo Instituto Role Playing. É professor de Filosofia, com foco em Filosofia moderna e contemporânea, para inúmeros grupos abertos de filósofos e não filósofos; professor na FIA-SP, no Instituto de Psicoterapia Daimon, no Ágora e no Núcleo Luz (projeto da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo). Há 15 anos trabalha com diversos grupos de teatro, dança e palhaço.

Luis Fernando Lopes

Diretor médico do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos. Possui graduação em Medicina pela Universidade de Taubaté e mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Possui livre-docência pelo Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo e é orientador do curso de pós-graduação em Oncologia da Fundação Pio XII. Atua como consultor científico do Departamento de Ensino e Pesquisa do Centro de Tratamento de Câncer Infantil Fabiana Macedo Moraes de São José dos Campos e é consultor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Maria Aparecida Basile

Médica formada pela UNESP, especialista em Infectologia e Medicina do Trabalho pela Associação Médica Brasileira. É docente da Facul­dade de Medicina da USP e membro do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Univer­sidade de São Paulo. Coordena o Projeto de Extensão Universitária MadAlegria desde janeiro de 2011.

 

Morgana Masetti

Contribui com os Doutores da Alegria desde 1993 desenvolvendo pesquisas sobre os efeitos da atuação nos hospitais. Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Social pela PUC-SP com formação em Psicolo­gia Hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. Publicou os livros Soluções de palhaços Transforma­ções na realidade hospitalar (1998, Editora Palas Athena) e Boas Misturas A ética da alegria no contexto hospitalar (2003, Editora Palas Atena). Ministra aulas e cursos para estudantes e profissionais da saúde.

Wellington Nogueira

Fundador da ONG Doutores da Alegria. Ator formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque. Integrou o elenco da Big Apple Circus Clown Care Unit, programa pioneiro em levar palhaços profissionais para visitar crianças hospitalizadas. É empreendedor social reconhecido como fellowship da Ashoka e Líder Avina na Região Nordeste e fellow do Institute for the Future (EUA). Atuou nos filmes Sábado, de Ugo Giorgetti; Alô, Avassaladoras e Quem se Importa de Mara Mourão. Esteve em cartaz com os espetáculos musicais A Família Addams e Jesus Cristo Superstar.