Notícia

JC e-mail

Encontro na USP discutirá ações e políticas públicas para o desenvolvimento do país

Publicado em 11 junho 2008

Colóquio "2010-2020: um Período Promissor para o Brasil?" acontece nos dias 24 a 26 de junho

Embora o Brasil tenha obtido avanços expressivos em muitos campos na primeira década deste século, ainda há muitos obstáculos a superar para que as aspirações da sociedade sejam satisfeitas.

Mudanças estruturais são necessárias para assegurar o avanço do conhecimento, da inovação tecnológica, do crescimento econômico, da distribuição de renda e da preservação da natureza. Quais as ações prioritárias para favorecer essas mudanças? Quais as medidas a serem adotadas para tornar o período 2010-2020 mais promissor para todos?

Essas questões serão discutidas no colóquio "2010-2020: um Período Promissor para o Brasil?", nos dias 24 a 26 de junho, no Auditório FEA 5, Cidade Universitária, São Paulo. O encontro comemora os 60 anos de dedicação do físico José Goldemberg ao Brasil, sempre atuando em defesa da melhoria da qualidade de vida em diferentes aspectos da realidade do país.

Os temas do colóquio são ciência, tecnologia, energia, universidade e meio ambiente, que serão abordados do ponto de vista das implicações dessas áreas para o desenvolvimento brasileiro. As mesas de debate terão exposições de pesquisadores da USP e de outras universidades do país e do exterior, dirigentes e representantes governamentais, empresários e representantes de organizações não-governamentais.

O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, participa no dia 24 de junho da mesa "Ciência e Desenvolvimento", ao lado de Hernan Chaimovich (vice-presidente da ABC e vice-diretor do IEA-USP), Marco Antonio Zago (presidente do CNPq), Eduardo Krieger (Fapesp e Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e Alaor Silvério Chaves (presidente da SBF). A coordenação da mesa é de Adolpho José Melfi (representante da ABC em São Paulo e ex-reitor da USP).

O colóquio é uma realização da SBPC, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e das seguintes unidades da USP: IEA, Escola Politécnica (EP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e Instituto de Física (IF).

As inscrições podem ser feitas por meio de mensagem para brasil2020@usp.br com a especificação do(s) módulo(s) que o interessado deseja acompanhar. O evento poderá ser acompanhado por meio do link http://www.iea.usp.br/aovivo.

A programação completa pode ser consultada no site http://www.iea.usp.br/

(Boletim Contato, do IEA/USP)