Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online

Encontro em Prudente, na segunda-feira, trata da pecuária de cria

Publicado em 15 agosto 2015

Será realizado na segunda-feira um encontro abordar o tema “Desmama Precoce: vacas férteis, bezerros melhores”, em Presidente Prudente, às 18h, na Guaíba Churrascaria, na Rua José Bongiovani, 79, Jardim Bongiovani. No evento, a Bellman, marca de suplementação para bovinos, exporá a técnica da desmama precoce que desenvolveu, por meio da qual os bezerros de corte são desmamados com até 90 dias de idade. O protocolo foi criado também para apurar o desempenho das vacas com baixas taxas de fertilidade, principalmente as com índices menores que 50%.

Vantagens da desmama

Conforme o zootecnista João Marcos Beltrame Benatti, que participou do desenvolvimento do protocolo, com a remoção do bezerro aos 90 dias, a energia que a fêmea destina à produção de leite é redirecionada para a reprodução. Com isso, a vaca supera reduz a perda de massa corporal no pós-parto e seus índices de fertilidade do rebanho melhoram. O evento abordará ainda temas como sobre o mercado do bezerro e a pecuária de cria no Brasil. Os interessados podem confirmar presença por telefone (18) 99726-6987 ou andre.cerqueira@nutreco.com.

Sistema solar

O Observatório Anwar Dahma do Parque Ecológico Cidade da Criança oferece, em 23 de agosto, a segunda palestra online experimental sobre o sistema solar. De acordo com a Assessoria de Imprensa do parque, a participação é gratuita e podem se inscrever pessoas de todas as idades, por email do e-mail: planetariopp@gepron.org.br. Os encontros terão continuidade em 30 de agosto, e 6 de setembro, a partir das 15h. A primeira palestra da série ocorreu no domingo.

Via Skype

Direto do Ceará, o facilitador Rafael Sousa César ministrou a aula, via Skype, pela primeira vez fora de seu Estado. “Através desse primeiro bate-papo, tivemos um retorno positivo e pretendemos continuar com o projeto, trazendo novos adeptos”, disse, por meio da assessoria. Segundo o facilitador, a cada domingo haverá um novo tema sobre a astronomia, assim, os interessados poderão desvendar cada vez sobre a matéria.

Bolsa de estudo

O Gasperr (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais) da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Presidente Prudente, oferece oportunidade de bolsa de pós-doutorado em Geografia no âmbito do projeto temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”. As inscrições encerram-se em 20 de agosto. A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/863.

Novo portal

Já está disponível para acesso o novo Portal da Transparência dos Estoques Públicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O sistema foi desenvolvido utilizando software livre, conforme orientação do governo federal. Um dos destaques é a maior facilidade de acesso aos dados e informações atualizadas sobre a posição, aquisição, remoção, venda e doação dos estoques públicos, bem como perdas e desvios em armazenagem. O download dos documentos pode ser feito em PDF ou em planilha eletrônica. O portal faz parte do Sigest (Sistema de Gestão de Estoques).

Operações

O sistema também permite o acesso às operações de apoio à segurança alimentar realizadas no âmbito do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que envolvem instrumentos como a Compra Direta, Cédula de Produto Rural nas modalidades CPR-Doação e CPR-Estoque. É possível consultar as operações realizadas pelo nome, CNPJ/CPF do produtor rural, cooperativa e demais agentes econômicos como adquirente, beneficiário, fornecedor, consumidor, entre outros, com as correspondentes quantidades de produtos e valores financeiros envolvidos. As informações disponíveis são relativas às notas fiscais lançadas e emitidas pela Companhia na gestão dos estoques públicos.

Escoteiros Gyauporé

O grupo do Escoteiros Guayporé se reúne hoje e amanhã, em comemoração aos 29 anos, na Cidade da Criança para acampamento e ações no Parque Ecológico, conforme  programação estabelecida pela União dos Escoteiros do Brasil.  De acordo com o diretor do Guayporé, Valdormiro Ferreira Lima, estarão presentes 100 escoteiros de 10 a 17 anos. Neste sábado, o grupo se reunirá a partir das 9h, no parque ecológico onde realizarão atividades do escotismo ao longo do dia e tirolesa, das 14h às 16h. Já no domingo, haverá o plantio de 70 mudas, às 10h, e demais atividades. O encontro terá encerramento às 15h.

Procon-SP comunica recalls

O Procon-SP, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do governo do Estado de São Paulo, informa recalls dos veículos Range Rover Vogue e Sport da Land Rover e Chrysler 300C e RAM 2500 da FCA . O banco de dados de recalls desde o ano de 2002 e mais informações estão em http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ .