Notícia

AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção

Encontro discutirá pesquisa e inovação na construção

Publicado em 30 maio 2012

30 de maio de 2012 - O Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP,  em parceria com o Conselho Internacional para Investigação e Inovação na Construção (CIB, na sigla em inglês), realizará entre 27 e 30 de junho a quarta conferência global Ambiente Construído Inteligente e Sustentável (Sasbe 2012). O evento terá uma programação distribuída entre o Centro Brasileiro Britânico, a sede do sindicato e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU). Em edições anteriores, a conferência passou pela Austrália em 2003, pela China em 2006 e pela Holanda em 2009.

Internacionalmente, a organização é promovida pela comissão de trabalho W116 do CIB. A edição brasileira do encontro surgiu da colaboração entre SindusCon-SP, Unicamp e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),  sob coordenação geralda professora Vanessa Gomes, da Unicamp, CIB e Iniciativa Internacional para o Ambiente Construído Sustentável (iiSBE), e a coordenação científica da professora Maristela G. Silva, da Ufes.  Neste ano, o evento tem como patrocinadores a Capes, Fapesp, CNPq, TSSBE, Caixa e Emerald, além do apoio da iiSBE, Caba, Construção e Mercado, Pini, Gerdau e Central SindusCon-SP de Seguros.

Neste ano, entre as oficinas, fóruns e reuniões técnicas, as discussões devem passar por projeto, desenvolvimento e operação de ambientes inteligentes e saudáveis; novos sistemas, tecnologias inovadoras e produtos de alto desempenho em resposta aos desafios emergentes; avaliação dos métodos e técnicas de projeto, construção e operação; gestão do conhecimento em inovação e sustentabilidade; e comunicação, educação e formação de habilidades profissionais.

O inglês será o idioma oficial da conferência, na qual será lançada uma revista. Os melhores trabalhos apresentados durante o encontro serão incentivados para publicação em um número especial do Jornal Sasbe em 2013.

Para informações sobre a programação e inscrições, acesse www.fec.unicamp.br/~sasbe2012.

O Centro Brasileiro Britânico fica na Rua Ferreira de Araújo, 741, em Pinheiros.

O SindusCon-SP fica na Rua Dona Veridiana, 55, em Santa Cecília.

Fonte: Sinduscon - SP