Notícia

Esteta

Encontro discute a "cultura" dos outros primatas

Publicado em 18 maio 2013

O terceiro encontro do Ciclo de Conferências Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade acontece no dia 22 de maio, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA. O tema a ser discutido é Primatologia, "Culturas" Não Humanas, Novas Alteridades e Etnografia. A expositora será a antropóloga Eliane Sebeika Rapchan, da Universidade Estadual de Maringá.

Na conferência, Rapchan falará sobre as relações entre humanos e outros primatas com foco em registros etnográficos. A pesquisadora abordará a polêmica ideia da existência de "culturas" específicas destes animais e a consequente constituição de uma nova alteridade, de caráter não humano.

Rapchan dedica-se ao estudo das relações entre natureza e cultura e entre a antropologia sociocultural e as biociências, com ênfase na primatologia, antropologia biológica e etologia. Suas pesquisas mais recentes tratam das relações entre humanos e animais com base na etnografia do comportamento de macacos-prego, bem como da possibilidade de existência de uma "cultura" dos chimpanzés.

Ciclo

O ciclo aborda as origens, legitimidade e consequências ético-políticas da diferenciação dos seres vivos em humanos, animais e sub-humanos (neste caso, definidos pela visão preconceituosa de determinados grupos sobre indivíduos de certas etnias, tipos físicos ou gênero sexual, considerando-os inferiores aos humanos).

O objetivo é discutir os fundamentos filosóficos e epistemológicos mais relevantes do que se entende por humano a partir de uma abordagem interdisciplinar, englobando perspectivas variadas, entre elas as da antropologia, da biologia e da ética.

O ciclo compreende cinco encontros. Os dois últimos estão agendados para junho e agosto. A organização é do Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, da Associação Filosófica Scientiae Studia e do Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade".

PRIMATOLOGIA, "CULTURAS" NÃO HUMANAS, NOVAS ALTERIDADES E ETNOGRAFIA

3ª conferência do Ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade

Tipo: conferência aberta ao público, mediante inscrição

Data: 22 de maio, às 9h30

Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Transmissão ao vivo: www.iea.usp.br/aovivo

Informações e inscrições: Leila Costa (leila.costa@usp.br), tel. (11) 3091-1681

IEA