Notícia

Prefeitura Municipal de Curitiba

Encontro debate saúde mental de crianças e adolescentes

Publicado em 19 novembro 2015

A judicialização dos laços familiares e o lugar que crianças e adolescentes ocupam na sociedade atual estão entre os temas que serão discutidos no 1.º Encontro Paranaense de Saúde Mental Infantojuvenil, que ocorrerá na próxima semana em Curitiba. O evento dará a oportunidade a cerca de 350 participantes de trocarem experiências e conhecimentos e articularem uma rede em torno da saúde mental de meninos, meninas e jovens.

O encontro é destinado a acadêmicos e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira (20) pelo site http://propulsao.org.br/conhecimento-saude-mental-infantojuvenil.

“O evento reunirá atores de diferentes setores em torno de um tema que precisa ser tratado de forma integrada. Os temas em discussão são relevantes porque trazem à tona o papel que cada profissional pode e deve desempenhar pelo bem-estar dessas crianças e adolescentes”, afirma a diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Luciana Elisabete Savaris.

Durante três dias, de 25 a 27 de novembro, os participantes serão convidados a debater em mesas redondas temas relacionados à responsabilidade legal que os pais têm perante os filhos; o espaço ocupado pela juventude nos dias de hoje; a relação existente entre as áreas da saúde, educação e assistência social; e ações para minimizar o impacto na vida de crianças e adolescentes que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Entre os palestrantes estão a psicóloga Maria Cristina Ventura Couto (UFRJ), a psicanalista Rosa Marini Mariotto (USP/Fapesp), a juíza Manuela Simon Ratmann, a assistente social Jucimeri Isolda Silveira (PUCPR/FAS), o professor Luciano da Fonseca Elia (UERJ), o antropólogo Rubens Adorno (USP) e a psicóloga Fátima Minetto (UFPR).

Em rodas de conversa, serão apresentadas experiências bem-sucedidas com foco na prevenção, na intersetorialidade, na família, na reinserção social e na atenção psicossocial. Entre os projetos desenvolvidos pela SMS que serão expostos estão o #Tamojunto, o ambulatório Enccantar, o Saúde Beleza, o Intervidas e diversas experiências dos centros de atenção psicossocial (Caps) de Curitiba. “São projetos que exemplificam o nosso esforço para garantir o acesso aos serviços de saúde e aos tratamentos necessários a qualquer pessoa, independentemente da situação social que se encontra", diz o secretário municipal da saúde, César Monte Serrat Titton.

Ao final do encontro, uma carta será elaborada e compartilhada contendo intenções e propostas que servirão como suporte para ações intersetorias voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes.

O evento é uma realização do Departamento de Saúde Mental em parceria com o Centro Social Marista Propulsão, Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, Secretaria Municipal da Saúde de São José dos Pinhais e Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além do apoio de diversas instituições na área da saúde.

 

1º Encontro Paranaense de Saúde Mental Infantojuvenil

Data: 25 a 27 de novembro de 2015

Local: UFPR – Câmpus Jardim Botânico (Av. Pref. Lothário Meissner, 3.400), auditórios dos setores de Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas

Programação completa e inscrições: http://propulsao.org.br/conhecimento-saude-mental-infantojuvenil