Notícia

IE - Instituto de Engenharia

Encontro debate o conhecimento científico do jornalismo

Publicado em 28 março 2012

Seminário realizado na FAPESP, em 22 de março, teve a presença da engenheira Clara Cascão Nassar, representando o Instituto de Engenharia, no encontro no qual se debateu o conhecimento científico do jornalismo no Brasil, com homenagem a Alberto Dines, por ocasião do octogésimo aniversário de nascimento do jornalista, comemorado em fevereiro. 

O evento contou com a participação de grandes nomes do jornalismo brasileiro e acadêmicos palestrantes como Celso Lafer, Fernando Gabeira, Sérgio Vilas-Boas, Carlos Eduardo Lins da Silva, Caio Túlio Costa, Eugênio Bucci, Carlos Vogt , Luiz Egypto, além do próprio Alberto Dines, que encerrou o encontro. 

Nos temas abordados ficou claro a “visão estratégica da educação” para dinamizar a informação, o conhecimento, o jornalismo. A necessidade de se estar adaptado à internet, de usar as ferramentas, as imagens e o que esta inovação trouxe de novos problemas ao jornalismo “on line”, numa velocidade acelerada, num aumento de carga de trabalho incrível e, consequentemente, numa maior possibilidade de erro, nos faz concluir que o efeito transformador é latente.

A exposição nos levou a reflexão sobre a sistematização do conhecimento e da prática do jornalismo no Brasil, que tem na figura de Alberto Dines uma de suas mais importantes contribuições.