Notícia

UNISOL - Universidade Solidária

Encontro debate ações sociais das universidades públicas

Publicado em 05 abril 2006

De 5 a 7 de abril, Santos (SP) receberá os pró-reitores de Extensão das principais instituições públicas de ensino do Sudeste para discutir formas de aproximar ainda mais as demandas da sociedade e as pesquisas e ações desenvolvidas nas universidades brasileiras. O encontro chega ao município como primeira promoção oficial do campus Santos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em todo o País, milhares de estudantes, professores e pós-graduandos realizam ações com forte impacto social e que, simultaneamente, geram conhecimento científico para o país. Até o momento, no entanto, esse trabalho vem sendo realizado sem uma fonte de recursos previamente definida, como já acontece com as áreas de ensino (verbas orçamentárias do MEC) e de pesquisa, que conta com órgãos de fomento, como CNPq, Capes, Finep e FAPESP, entre outros.
A abertura do evento acontecerá às 20h00 desta quarta-feira (5), com presenças do prefeito João Paulo Tavares Papa, do reitor da Unifesp, Ulysses Fagundes Neto, e da coordenadora regional do Fórum de Pró-reitores de Extensão, Lílian Maria Garcia Bahia de Oliveira.
Na quinta-feira, das 8h00 às 18h30, a programação prevê debates sobre os diferentes modelos de gestão implementados pelos participantes e sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. No mesmo dia, serão apresentados os resultados preliminares de uma inédita pesquisa de avaliação das atividades de extensão e seu impacto junto à população do Sudeste. No dia 7 (das 8h00 às 13h00), as discussões terão como foco o tema Desenvolvimento e Inclusão Social.