Notícia

G1

Encontro de Pesquisadores e Estudantes Negros é realizado em Juiz de Fora

Publicado em 18 outubro 2019

Por G1 Zona da Mata

Estão abertas as inscrições do “I Encontro de Pesquisadores e Estudantes Negros” realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento, iniciativa pioneira organizada por cinco grupos de pesquisa da instituição federal, é gratuito e acontece em 30 de outubro.

A programação prevê a realização de uma série de rodas de conversa sobre Pedagogia Griô, Literatura e Religiosidade Afro-brasileiras, Educação Matemática, além de apresentação de grupos de pesquisa e das ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da universidade.

Um dos destaques do evento é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Flávia Mateus Rios, que abordará ‘Os desafios e perspectivas para a população negra na atualidade”. Flávia é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestra e bacharel em Sociologia pela mesma instituição. Foi pesquisadora colaboradora na Princeton University, com bolsa Sanduíche da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, destaca que o debate nacional sobre as políticas identitárias, especialmente as voltadas para a população negra, foi crescente nas últimas décadas. “Contraditoriamente, o lócus da produção deste saber, a Universidade, é marcado pelo racismo institucional. Essa invisibilidade e silenciamento da presença negra entre pesquisadores e pesquisadoras nos quadros acadêmicos, perpetuando e reproduzindo a estratificação social, vem sendo enfrentada, desde o início da década dos anos 2000.”

Segundo Julvan, pesquisadores negros precisam ser referência para os jovens estudantes negros que chegam à universidade. "Para além da presença negra na universidade, precisamos incluir nos diversos cursos, conteúdos com a cosmovisão africana”, afirma.

O Encontro será realizado no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE), das 8h às 18h. As inscrições estão disponíveis neste link. Confira aqui a programação completa do evento.