Notícia

USP Ribeirão Preto

Encontro de Musicologia discute importância de produções artísticas

Publicado em 09 agosto 2019

Por Tainá Lourenço

Especialistas debatem a desvalorização da música e supervalorização da pesquisa científica dentro de universidades

Nos dias 22 e 23 de agosto, a partir das 8 horas, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove a oitava edição do Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto (EMRP).

Neste ano, o encontro A Música e as Artes na Universidade: Publish or Perish? discute a desvalorização da música e a supervalorização da produção científica dentro de faculdades artísticas. Para o professor Marcos Câmara de Castro, chefe do Departamento de Música da FFCLRP e organizador do evento, é um erro acreditar que apenas a pesquisa garante a condição acadêmica da música, “a composição e a performance são atividades acadêmicas não menos importantes, de modo algum deve haver uma hierarquia”.

O professor defende que a produção artística está atrelada à pesquisa e à extensão, de tal forma que a música e a produção científica caminham juntas na formação dos alunos. “Uma faculdade de música só de pesquisadores e sem artistas será de pouca utilidade para a sociedade.”

Programação tem palestras e apresentações musicais

O professor John Rink, da Universidade de Cambridge, Inglaterra, abre o evento com a palestra Entre teoria e prática: estudos sobre a performance musical e/como pesquisa artística, em que avaliará os resultados que os estudos de desempenho musical e a pesquisa artística alcançaram nas últimas décadas.

O evento também conta com as palestras A pós-graduação profissional em música: um novo (velho) caminho para a performance musical no Brasil e suas possibilidades de pesquisa, ministrada pelo professor Aloysio Fagerlande, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); A performance musical na era do YouTube, com o professor Fernando Corvisier, da FFCLRP. Além disso, no evento também serão oferecidos workshops, mesas-redondas e apresentações musicais, como Quinteto de cordas da USP Filarmônica & Fernando Corvisier.

A iniciativa é uma realização do Departamento de Música da FFCLRP junto com o grupo de Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade e Educação (EsTraMuSE) e o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-Cipem), ambos da USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para participar os interessados devem preencher uma ficha de inscrição. O evento é gratuito e aberto ao público, na Sala de Concertos da Tulha, no bloco 29 da Filosofia, Rua Olivier Toni, s/nº – Campus da USP, Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 33150102