Notícia

Jornal da USP

Encontro de integração reúne mais de 400 novos professores

Publicado em 04 abril 2016

Por Adriana Cruz

Mais de 400 novos docentes – contratados a partir de 2013 – participaram, no dia 21 de março, de um encontro de integração com os dirigentes da Universidade, que lotou o Auditório do Centro de Difusão Internacional, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O reitor Marco Antonio Zago deu início à reunião ressaltando a missão da Universidade como ambiente de debate democrático e plural. “A USP é um ente que vive da discussão e da interação das pessoas e, até mesmo, de conflitos, que são próprios da vida universitária. O limite é o respeito às ideias, à civilidade. É assim que a Universidade progride”, considerou o reitor. “Um dos grandes segredos da longevidade da Universidade, embora seja uma instituição conservadora, é a mudança constante. Mudanças representam renovação, que se faz pela chegada de novas pessoas.”

O vice-reitor Vahan Agopyan destacou que aquela era uma oportunidade para que os docentes pudessem conhecer a estrutura da Universidade. “Este é o início de uma carreira promissora e dinâmica”, afirmou Agopyan, que aconselhou: “Tenham grandes ambições, porque o sucesso de vocês é o sucesso da USP”.

Em seguida, Zago elencou os avanços alcançados pela gestão no que se refere à governança da instituição, dentre eles, o fim da lista tríplice para eleição de diretores das unidades de ensino e pesquisa, a implantação do sistema de votação on-line e a criação da Controladoria Geral.

O reitor também salientou que, desde dezembro de 2014, as unidades passaram a ter autonomia acadêmica e pedagógica para atualizar e modernizar seus cursos, reduzindo os entraves burocráticos que dificultavam as alterações na estrutura curricular.

“O programa de reformas continua, com as mudanças no sistema de avaliação institucional. Chegou o momento de repensarmos esse sistema, e nada melhor do que fazermos isso juntos. Vamos construir uma proposta que atenda aos interesses dos docentes e da Universidade como um todo”, afirmou.

Diretrizes – Na segunda parte do encontro, os pró-reitores apresentaram seus programas de trabalho. O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, enumerou as três principais diretrizes da sua gestão: a valorização da atividade de ensino; a avaliação dos resultados alcançados pelas medidas adotadas de alteração da bonificação para alunos oriundos de escolas públicas e a adesão ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu); e a modernização dos cursos de graduação, com a adoção de metodologias inovadoras e criação de mecanismos para a redução da desvinculação dos alunos.

Hernandes anunciou a criação do Programa de Incentivo à Integração Docente, que prevê o intercâmbio de professores entre as unidades e órgãos da Universidade e que deverá ser implantado no segundo semestre deste ano.

Simplificação dos processos e fomento à discussão sobre a qualidade dos programas foram os pontos evidenciados pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Segundo ele, o mote de sua gestão será “qualidade e não quantidade”. “As discussões deverão ter como foco a formação do aluno, o ambiente de internacionalização, a produção do programa e o resultado expresso na qualidade dos egressos”, disse.

O novo pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro, falou sobre a dimensão dos órgãos e dos programas ligados à Pró-Reitoria e o alcance interno e externo das atividades desenvolvidas nessa área. “Nosso projeto é o de envolver mais os alunos nessas ações e potencializar a divulgação, principalmente com a utilização de ferramentas on-line”, afirmou.

Avaliação – Logo após a explanação dos pró-reitores, foi a vez de o presidente da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert), Luiz Nunes de Oliveira, apresentar a proposta da nova Comissão Permanente de Avaliação (CPA). De acordo com Oliveira, a CPA, presidida pelo vice-reitor, terá duas câmaras específicas – a Câmara de Avaliação Institucional e de Gestão e a Câmara de Atividades Docentes. A nova Comissão deverá dedicar-se à articulação dos processos de avaliação dos órgãos da USP e à aprovação das diretrizes e do calendário de avaliação.

A Câmara de Avaliação Institucional e de Gestão terá como atribuição a avaliação dos departamentos e unidades. A Câmara de Atividades Docentes, por sua vez, será responsável pela avaliação individual dos professores, incluindo o estágio probatório e as avaliações quinquenais.

Novos programas ampliamapoio aos docentes

Ao final do encontro, os novos docentes receberam duas boas notícias: a criação do Programa de Apoio a Novas Parcerias Internacionais e a nova edição do Programa de Apoio Institucional a Novos Docentes.

O primeiro, desenvolvido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, concederá 50 auxílios, no valor de R$ 9.610,50, a docentes recém-contratados consolidarem relações acadêmicas com grupos de pesquisa internacionais. O programa será lançado oficialmente em maio e a mobilidade poderá ser realizada entre os meses de agosto e dezembro deste ano.

Já o Programa de Apoio Institucional a Novos Docentes tem por finalidade oferecer uma contrapartida da Universidade, no valor de R$ 10 mil, aos professores recém-contratados que apresentarem o protocolo de submissão à Fapesp de um pedido de auxílio à pesquisa ou projeto especial.

Os recursos poderão ser utilizados para compra de material permanente, consumo, pagamento de serviços de terceiros, diárias e passagens, do interessado ou de seus alunos de pós-graduação ou de iniciação científica. Os recursos serão pagos em duas parcelas.