Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Encontro com Especialistas - Prevenção e tratamento do câncer de tireoide - 23 de outubro de 2012, a partir de 17h30

Publicado em 23 outubro 2012

Diagnóstico do câncer de tireoide aumentou dez vezes nas duas últimas décadas. Para alertar à população, especialistas falam sobre a prevenção, fatores de risco, tratamentos e a importância de descobrir a doença nas fases iniciais, quando a cura é de 97%. O público poderá também interagir com perguntas ao vivo e por meio dos perfis do A.C.Camargo no Twitter, Orkut e Facebook. Inscrições gratuitas pelo...@accamargo.org.br
 
Embora mais comum entre as mulheres, com cerca de mil novos casos a cada ano na Capital, o câncer de tireoide atinge mais de 200 homens na cidade de São Paulo, segundo o Oncocentro. “Em 20 anos, multiplicamos por dez o número de casos no Hospital. Por estes números a doença exige atenção de toda a população, pois a descoberta precoce leva à cura da quase totalidade dos casos”, alerta o cirurgião oncologista Luiz Paulo Kowalski, diretor do Núcleo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de Endocrinologia do Hospital A.C.Camargo.
 
Com sua a proposta de trazer informações sobre como prevenir e fazer o diagnóstico precoce de câncer de tireoide, o Hospital A.C.Camargo, referência mundial em ensino, pesquisa e tratamento de câncer, realiza no dia 23 de outubro, às 17h30, nova edição do Encontro com Especialistas. Com o tema Saúde da Tireoide, os principais alvos da interação entre plateia e a equipe médica serão os fatores de risco, maior incidência da doença entre as mulheres, importância de descobrir a doença cedo – antes mesmo que apresente sintomas – e importância dos exames de ultrassom e função da tiroide. As inscrições, gratuitas, são feitas pelo enco...@accamargo.org.br e a participação para quem não comparecer ao evento ocorrerá também pelo envio de perguntas até o dia do evento em perfis do A.C.Camargo nas mídias sociais (Twitter, Orkut e Facebook).
 
O câncer de tireoide é o quarto mais comum na mulher brasileira com 10.590 casos anuais, segundo estimativas do INCA. Está atrás apenas de câncer de intestino e reto (15.960), colo do útero (17.540) e mama (52.680). No Hospital A.C.Camargo a incidência vem em curva crescente e resulta hoje em 350 pacientes tratados e diagnosticados anualmente, um número 10 vezes maior que o registrado pela instituição em 1990. A boa notícia é que a doença está sendo descoberta precocemente em 90% dos casos e, para estes pacientes, a chance de cura é próxima aos 100%. “A rotina dos exames de função de tireoide e ultrassom tem propiciado a descoberta da doença cada vez mais cedo, quando os nódulos ainda não apresentam sintomas. Isso faz da doença uma das menos letais, com taxa de sobrevida em cinco anos de 97%”, destaca o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço, Luiz Paulo Kowalski.
 
O que é a tiroide - A tiroide é uma glândula que fica na frente do pescoço. Ela tem a forma aproximada de uma borboleta, com dois lobos de cada lado da traquéia unidos pelo istmo. Ela produz dois hormônios que contêm iodo, um sendo a tiroxina (T4) e o outro a triiodotironina (T3). Ambos controlam a velocidade do metabolismo do corpo, influenciam o desenvolvimento do corpo e a atividade do sistema nervoso. Hormônios demais tornam a pessoa hiperativa, nervosa, com fome e faz com que perca peso. Hormônio de menos faz com que a pessoa fique mais lenta, se sinta cansada e engorde. A produção dos hormônios da tiroide é regulada por outra glândula, a hipófise (ou pituitária), que fica no cérebro e sintetiza o TSH (Hormônio Estimulador da Tiroide).
 
Atenção aos fatores de risco...
 
- Sexo feminino – Os motivos estão sendo estudados para o fato do câncer de tiroide ser mais comum ente as mulheres (4 casos em mulheres para 1 em homens). A doença é mais comum na faixa dos 30 aos anos. 
- Exposição à radiação: crianças expostas à radiação, por exemplo, em tratamentos para tumores de cabeça e pescoço têm risco aumentado de desenvolver o câncer de tiroide do tipo carcinoma papilífero. 
- Hereditariedade: O câncer de tiroide é mais comum entre pessoas portadoras de algumas doenças hereditárias como síndrome de Gardner, polipose familial, síndrome de Li-Fraumeni ou doença de Cowden.
 
...e aos sintomas
 
- Nódulo no pescoço, que raramente vezes cresce depressa; 
- Geralmente é indolor, mas pode incomodar na parte da frente do pescoço, que às vezes irradia para os ouvidos; 
- Rouquidão ou mudança no timbre de voz que não desaparece com o tempo; 
- Dificuldade para engolir; 
- Dificuldade para respirar (com a sensação de que se está respirando por um canudinho); 
- Tosse que não pára e não se deve a gripe
- Outros cânceres de pescoço e outras doenças benignas podem causar os mesmos sintomas.  
- A maioria dos nódulos de tiroide é benigna, mas só um exame mais detalhado pode identificar se há um câncer ou não. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de sucesso do tratamento.
 
Encontro com Especialistas - Criado em 2011, recebeu 1,5 mil pessoas ao longo de suas edições, sendo opção de interação de pacientes, familiares, cuidadores e público em geral com suas dúvidas relacionadas a tipos de câncer de alta incidência na população brasileira como mama, próstata, pulmão, laringe, boca, colo do útero, estômago, fígado, melanoma, garganta, dentre outros. Os questionamentos foram respondidos ao vivo em auditório e via redes sociais por mastologistas, urologistas, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões, pneumologistas, fonoaudiólogos, ginecologistas, endocrinologistas, dentre outros. Vídeos das edições anteriores: http://www.accamargo.org.br/encontro-com-especialistas.
 
SERVIÇO
Encontro com Especialistas do Hospital A.C.Camargo
Tema: Tireoide
Data: terça-feira, 23 de outubro de 2012.
Local: Hospital A.C.Camargo: Auditório Sen. José Ermírio de Moraes. 
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30.
Inscrições gratuitas: enco...@accamargo.org.br 
Participação por redes sociais: www.facebook.com.br/HospitalACCamargo /www.twitter.com/haccamargo - Envie sua pergunta até o dia do evento. 
 
Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros mundiais de tratamento, ensino e pesquisa em câncer. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades.
 
A cada ano atende cerca de 15 mil novos pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de um milhão de procedimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias,  quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de mais de 500 especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.
 
Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, foi durante 15 anos a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação, avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES como a melhor do país em Oncologia. Tem a maior produção científica oncológica no país, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais indexadas. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.
 
Em 2012 o Hospital A.C.Camargo conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também foi apontada como uma das melhores em Saúde pelo quarto ano consecutivo entre as 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro, conquistou o 1º lugar em Serviços Médicos no Anuário Valor 1000 e foi considerada a melhor empresa da área de saúde do Brasil na Época Negócios 360 Graus, onde foi também a sexta do país entre as 26 líderes de todos os setores contemplados. É a única instituição hospitalar do país eleita por quatro vezes uma das Melhores Empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame.
 
Acompanhe o Hospital A.C.Camargo nas Mídias Sociais
Facebook: http://www.facebook.com/HospitalACCamargo 
Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos 
Flickr: http://www.flickr.com/accamargo
Twitter: @haccamargo | ACCamargo_CIPE