19/03/2014 - África do Sul e Moçambique, recebem entre os dias 1 e 5 de abril, pesquisadores da área de bioenergia do Brasil e de países, como Estados Unidos e Holanda, para o Bioenergy in Africa Workshop.
O objetivo do encontro é determinar a viabilidade da implementação de programas intensivos de bioenergia sustentável na América Latina e na África até 2050.
O evento representa a segunda fase do projeto Global Sustainable Energy (GSB), iniciativa internacional financiada pela FAPESP, pelo Oak Ridge National Lab (ORNL) e pelo Bio-Based, Ecologically Balanced Sustainable Industrial Chemistry (BE-Basic), que envolve redes de pesquisadores de diversos países.
O workshop é uma iniciativa do projeto temático “Contribuição de produção de bioenergia pela América Latina, Caribe e África ao projeto GSB-LACAF-Cana-I”, coordenado por Luís Augusto Barbosa Cortez, da Universidade de Campinas (Unicamp).
Com participantes do Brasil, dos Estados Unidos, da Holanda e do The New Partnership for Africa´s Development (Nepad), instituição dedicada ao desenvolvimento socioeconômico da África, o evento terá tópicos de discussão como “Why produce bioenergy in Africa?”, “Sustainable energy for all”, “The replicability of the Brazilian bioenergy model in Africa” e “Determining biomass potential in South Africa and Mozambique”.
Mais informações sobre o GSB em http://208.67.2.44/gsb/index.html
Fonte: Fapesp/Adaptado por CeluloseOnline