Notícia

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Enapi aborda a pesquisa na formação cidadã

Publicado em 07 outubro 2009

Simpósios, conferências, mesas redondas, palestras e comunicações orais marcam o XIV Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica Enapi da Unoeste. A abertura do evento, que integra o Enepe 2009 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, contou com a participação de acadêmicos, docentes, coordenadores e diretores.

O tema O papel da pesquisa na formação cidadã e qualificação profissional, deu início ao encontro e teve como conferencista o membro do Conselho Superior e vicepresidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, Dr. José Arana Varela.

O país está passando por uma mudança cultural. Estamos nos transformando na sociedade do conhecimento. A pesquisa é parte fundamental deste processo. É através dela que serviços e produtos são inovados, explicou Varela, doutor em Materiais Cerâmicos pela University of Washington.

A atividade também contou com a presença do próreitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste e da próreitora de Pesquisa e PósGraduação e de Extensão e Ação Comunitária, Dra. Zizi Trevizan.

A cada visita do Ministério da Educação MEC à Universidade, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Temos vários projetos de Iniciação Científica que são aprovados pela Fapesp. Nosso objetivo é promover cada vez mais a integração entre os cursos de graduação e pósgraduação, afirmou a próreitora.

Durante o Enapi, o tema O papel da pesquisa na formação cidadã e qualificação profissional foi abordado em diferentes áreas como Ciências Agrárias, Saúde, Engenharias, Ciências Humanas e Computação e Informática.

O 1º Simpósio de Obesidade e Doenças Relacionadas também está na programação do Enapi. Obesidade e Comportamento Alimentar foi o assunto abordado pelo pósdoutor em Endocrinologia pela Universidade de Harvard, Lício Augusto Velloso. O número de pessoas obesas no país está crescendo de forma surpreendente. Nos próximos 15 anos, cerca de 25% dos brasileiros serão considerados obesos. Diabetes, hipertensão e infarto são as principais consequências do sobrepeso, ressaltou o palestrante.

Velloso falou sobre uma das possíveis causas da obesidade. Acreditase que neurônios da região do hipotálamo funcionam de forma anômala e não regulam a quantidade de comida ingerida com o gasto de energia. Neste desequilíbrio ocorre o acúmulo de gordura.

A professora doutora da Unesp, Maria Rita Marques de Oliveira, enfocou as Dietas mais Adequadas para Terapia da Obesidade. Atitudes saudáveis são primordiais. A primeira pergunta que costumo fazer para o público é se uma dieta deve mesmo ser realizada. É a mudança de comportamento que mantém a saúde.

No período da tarde o professor doutor Nelson Nardo Júnior da UEM enfocou Obesidade e exercício na continuidade da programação do Simpósio.