Notícia

Diário Catarinense online

Empresas vão receber estímulos (1 notícias)

Publicado em 15 de julho de 2008

O ministro Sérgio Rezende informou que o Ministério estuda um conjunto de iniciativas para estimular a pesquisa nas empresas.

- Atualmente, há uma subvenção econômica atrelada à contrapartida da empresa. Nós temos incentivos especiais de crédito para inovação nas empresas. Estou convencido de que o que fará com que empresas invistam mais é ver outras empresas investindo mais, competindo melhor porque fazem pesquisa e desenvolvimento.

Rezende também anunciou investimentos de R$ 35 milhões da sua pasta e de R$ 13 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em aquisição de um "supercomputador", equipamento novo e com sistema de alta atuação para a previsão de tempo e estudo de mudanças climáticas globais. O poderoso sistema tem capacidade de processamento efetivo de 15 trilhões de operações matemáticas por segundo, o equivalente a 50 vezes mais potência do que os equipamentos utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

- O equipamento será colocado no novo Centro de Ciências Terrestres do Inpe. Toda essa questão de estudo do clima evoluiu muito. É uma área que envolve muitas variáveis, tem uma dinâmica complexa e cada vez mais pesquisadores têm de aprender a fazer previsões de curto e longo prazo.

Valorização para quem trabalhar na Amazônia

Após a abertura da reunião da SBPC, Rezende afirmou que o Ministério da Ciência e Tecnologia estuda a criação de vagas e a abertura de concursos para o Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, e para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bem como a valorização dos salários de pesquisadores que optem por trabalhar naquela região.

- Em três anos, aumentamos os recursos orçamentários desses institutos. Dobramos os valores de algumas bolsas e de menos de 200 doutores que tínhamos trabalhando na Amazônia, em 2000, passamos a ter 800 - disse o ministro.