Notícia

Jornal da Unesp online

Empresas spin-off da Universidade obtêm Prêmio Finep

Publicado em 13 dezembro 2007

Duas empresas spin-off do Instituto de Química, câmpus de Araraquara,  a Nanox S/A e a Angelus, obtiveram, respectivamente, o primeiro lugar e Menção Honrosa, na categoria Pequena Empresa do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007. A cerimônia de entrega ocorreu na quarta-feira (12/12), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, DF.

Spin-off é um termo em inglês utilizado para descrever empresas que nasceram a partir de um grupo de pesquisa ligado a uma instituição, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que elas se estabeleçam em incubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia.

"Como as empresas vencedoras foram concebidas no modelo spin-off, isso significa que existe empreendedorismo na nossa instituição.A premiação mostra que estão nascendo empresas de altíssimo poder de inovação tecnológica dentro da Universidade", afirma José Arana Varela, Pró-reitor de Pesquisa da UNESP.

Primeiro lugar da categoria Pequena Empresa, Região Sudeste, a Nanox, spin-off do Instituto de Química (IQ), câmpus de Araraquara, desenvolve produtos que utilizam nanopartículas.

Um exemplo é o Nanox Clean, um material transparente e de simples aplicação, que garante uma maior higienização e eliminação de microorganismos danosos à saúde e ao bem-estar das pessoas. Esse material, imperceptível a olho nu, já foi aplicado em secador de cabelo, para proporcionar um jato de ar mais puro, e também em bebedouros.

A empresa mantém-se próxima do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um dos centros de excelência da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O CMDCM tem a sua sede no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (Liec) do IQ.

Na mesma categoria, a Angelus, também spin-off do IQ, representou a região Sul e recebeu prêmio de Menção Honrosa. A empresa, localizada em Londrina, PR, produz materiais odontológicos inovadores. Um diferencial da empresa é o uso de fibra de vidro como matéria-prima no lugar de metal. Isso confere aos produtos maior resistência e elasticidade, minimizando riscos de fratura. Os produtos da Angelus, que conta com seis pedidos de patente, já são vendidos para todo o País.

Cerca de 30 empresas concorreram à premiação nacional, nas seis categorias: Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande empresa, Inovação Social, Instituição de C&T e Inventor Inovador.

Segundo a coordenadora nacional do prêmio, Vera Marina da Cruz, o número e a qualidade dos projetos aumentam a cada edição, que recebeu neste ano 732 inscrições. "Por isso, o júri faz uma seleção criteriosa e, neste ano, temos um julgamento bem concorrido", disse.

Além do troféu concedido a todos os vencedores, na categoria Pequena Empresa o vencedor recebe, ainda, um laptop do Sebrae Nacional e uma bolsa de estudos integral do Instituto COPPEAD de Administração, da UFRJ, para um dos seus cursos (MBA em Marketing, Finanças, Saúde ou Logística).

Todos os demais vencedores ganham bolsas de desenvolvimento científico e tecnológico do CNPq e participam de um workshop na sede do British Council no Rio de Janeiro com especialistas em inovação do Reino Unido, para troca de experiências com empresas do mesmo ramo.

Outra patrocinadora do Prêmio, a Petrobras concederá bolsas de estudo integral para um curso MBA, a ser realizado na cidade sede da empresa, além de visita às instalações operacionais na Unidade de Negócios da Bacia de Solimões, na Amazônia. A Tavares Propriedade Intelectual oferecerá subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca.


Vencedores:

Produto:

Sudeste - Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer)/SP - Phenon 100 - 1º jato executivo de pequeno porte, que combina requisitos arrojados de performance, conforto e design aliados a um baixo custo de operação e manutenção.

Menção honrosa: Norte - Oxigênio da Amazônia/RO - Usina instalada em hospitais que produz oxigênio gasoso

Processo:

Sul: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)/PR - Esgoto tratado é utilizado para enriquecer o solo e aumentar a produtividade do cultivo de milho, soja e trigo em municípios do Paraná.

Menção honrosa: Nordeste - Cerâmica Dantas (CEDAN)/CE - Queima não convencional que alia alto eficiência, baixo custo e pouco consumo de lenha, minimizando a poluição ambiental

Pequena Empresa:

Sudeste: Nanox Tecnologia/SP - Utilizar nanotecnologia para produzir materiais com propriedades especiais e funções inovadoras, que possibilitem aplicações diferenciadas nos negócios e na qualidade de vida das pessoas.

Menção honrosa:

Sul -Angelus Indústria de Produtos Odontológicos/PR: Obtenção de produtos e técnicas, na maioria das vezes exclusivas, que facilitam o acesso dos profissionais da área à prática odontológica inovadora.

Média/Grande Empresa:

Sudeste: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos/SP - Pesquisar, desenvolver, produzir e comercializar moléculas e medicamentos, que contribuam para o avanço da saúde humana e seu bem estar.

Menção honrosa:

Nordeste - Fotosensores Tecnologia Eletrônica/CE - Soluções inovadoras de fabricação, instalação, gerenciamento, processamento, pós-entrega e operacionalização de sistemas de monitoramento eletrônico de infrações de trânsito.

Inovação Social:

Nordeste: Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (COFEP)/PB - Ex-bóias-frias produzem crisântemos e garantem renda de até dois salários mínimos.

Menção honrosa:

Norte - Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais/AC - Os Encauchados de Vegetais eram fabricados antes da chegada do homem branco na Amazônia. O projeto é auto-sustentável, preserva a floresta e proporciona o sustento das famílias envolvidas. O nome "Encauchados" vem do termo indígena cauctchu, árvore que chora, alusivo ao látex que escorre da seringueira.

Instituição de C&T:

Centro-Oeste: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/DF - Viabiliza soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.

Menção honrosa:

Sul - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Inovapuc/RS - Formada por oito unidades periféricas, a Inovapuc tem o objetivo de integrar as ações desenvolvidas na PUC.

Inventor Inovador: