Notícia

INCorporativa

Empresas paranaenses disputam prêmio nacional na área de Tecnologia da Informação (1 notícias)

Publicado em 16 de novembro de 2011

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) vai premiar empresas e pessoas que contribuíram de forma significativa para o posicionamento e o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação neste ano. O Prêmio "Professor Dr. Imre Simon" será entregue no dia 13 de dezembro, em Brasília e divide-se em 12 categorias. Em quatro delas concorrem empresas paranaenses: A3 Business Solutions, na categoria Solução na área de Infraestrutura; EBS Sistemas, em Solução para Web 2.0; Instituto Curitiba de Informática, em Prestação de Serviços para o Governo e a Minauro Informática, em Soluções Integradas para o Governo.

Os participantes podem ser conhecidos no link: www.assespro.org.br/biblioteca/inscritos-premiacao. Quem receber mais recomendações via Facebook será o vencedor em sua categoria. Os nomes dos ganhadores serão divulgados no dia 6 de dezembro, no site www.assespro.org.br.

"A escolha de um cientista para batizar o prêmio reflete a preocupação com o desenvolvimento local de tecnologia, além de simbolizar a tão necessária integração de empresas x universidades para se atingir esse objetivo", explica Roberto Mayer, vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional. A entidade pretende realizar novas edições do Prêmio "Professor Dr. Imre Simon" anualmente, com o objetivo de dar mais força ao segmento de TI, setor que movimenta cerca de U$ 30 bilhões por ano no país.

Segundo Sérgio Yamada, presidente da Assespro-Paraná, o "Prêmio "Professor Dr. Imre Simon" abre um novo momento do setor de TI no Brasil, no qual empresas de todo o país começam a interagir e a se conhecer em termos de produtos, serviços e competências, demonstrando um elevado nível de maturidade dos gestores em tempos de economia global". Para Yamada, "não se trata apenas de um Prêmio, mas da ponta de um iceberg, tendo em vista o movimento articulado pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Brasil em torno de interesses comuns, capitaneada pela Assespro Nacional, força que torna o segmento o mais representativo na atualidade", conclui.

Sobre o Professor Dr. Imre Simon

Nascido em Budapeste, capital da Hungria, em 14 de agosto de 1943, migrou para o Brasil com os pais aos 5 anos de idade, para viver em São Paulo, até seu falecimento em 13 de agosto de 2009. Foi um dos pioneiros e mais importantes pesquisadores da área de ciência da computação no Brasil. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas e o Prêmio Científico da Union des Assurances de Paris.

Imre Simon foi professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, coordenador da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, um projeto do programa TIDIA da FAPESP, cursou engenharia eletrônica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), obteve os títulos de mestre em 1970 e de doutorado em 1972, ambos em ciência da computação pela Universidade de Waterloo, Canada. Em 2005, o periódico RAIRO-ITA dedicou uma edição às ramificações de seu trabalho como cientista da computação. Presidiu a Sociedade Brasileira de Matemática e coordenou o grupo de Estudos de Informação e Comunicação (EdIC), do Instituto de Estudos Avançados da USP e foi, também, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz.