Notícia

News Total Br

Empresas Industriais De Sucesso: O Que Elas Ensinam Sobre O Futuro Da Indústria Brasileira

Publicado em 23 agosto 2021

É notório o processo de desindustrialização do Brasil. Não se trata de um caso normal de redução do peso da indústria em favor de um setor de serviços moderno, como observado na história dos países desenvolvidos. A desindustrialização brasileira reflete um problema mais geral de competitividade e eficiência que se manifesta de maneira aguda na indústria de transformação.O diagnóstico do problema está relativamente consolidado. A questão é como superá-lo. Este webinar dará respostas a essa pergunta, com base na experiência de empresas industriais brasileiras que, a despeito das dificuldades sistêmicas, têm conquistado um lugar ao sol dentro e fora do Brasil.  ABERTURA

SERGIO FAUSTO
Diretor da Fundação FHC.  APRESENTAÇÕES INICIAIS

 JOÃO FERNANDO GOMES DE OLIVEIRA
Engenheiro mecânico, é membro do conselho de administração da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e do conselho superior da FAPESP. Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Pós-doutor pela Universidade da Califórnia – Berkeley, é professor titular aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).

JOSÉ ROBERTO MENDONÇA DE BARROS
Economista com pós-doutorado pela Universidade Yale (EUA), é fundador da MB Associados e integrante de diversos conselhos de empresas. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1995-1998) e professor de Economia da Universidade de São Paulo (1967-2002).  APRESENTAÇÕES

VITOR DE ARAÚJO SANTOS

Engenheiro aeronáutico, é cofundador e diretor executivo de tecnologia da Aeris Energy. Possui MBA pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD-UFRJ) e pós-graduação pelas Universidades Stanford e Oxford.

FERNANDO FERNANDES
Engenheiro Mecânico, é diretor executivo da Cia. Lilla de Máquinas Indústria e Comércio. Possui conhecimento e pesquisas referentes a processo industrial de torra, transformações químicas da pirólise, profile roasting system e outros elementos pertinentes à industrialização do café.

COMENTÁRIOS

ELENA LANDAU
Economista e advogada, é sócia do escritório de advocacia Sergio Bermudes. Foi presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás e diretora de Desestatização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

WILSON BRICIO

Engenheiro, é presidente de honra da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) e membro do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação da Confederação Nacional da Indústria (MEI-CNI). Possui anos de experiência na indústria, sendo 20 deles no setor automotivo. Em 2015, foi reconhecido como Executivo do Ano do Setor de Autopeças pela Automotive Business.24 DE AGOSTO • 10h30*Perguntas podem ser enviadas para o e-mail: aovivo@fundacaofhc.org.brPara assistir o WEBINAR AO VIVO:AVISOS:
• Obs: todos os palestrantes participam deste debate de forma pro bono;
• Nossos seminários serão realizados sem a presença de público
e transmitidos ao vivo pela plataforma Zoom Webinar.

Primeira vez utilizando o Zoom em seu dispositivo?
Baixe o Zoom em sua loja de aplicativos ou clicando aqui.

Siga as redes sociais:

https://medium.com/funda%C3%A7%C3%A3o-fhc

https://www.linkedin.com/company/funda%C3%A7%C3%A3o-instituto-fernando-henrique-cardoso

https://www.instagram.com/fundacaofhc/

https://www.youtube.com/user/FundacaoInstitutoFHC

https://www.facebook.com/fundacaoFHC/

Fundacaofhc.org.br