Notícia

Jornal Dia Dia

Empresa indiana busca conhecimento no IZ em transferência de embriões de búfalas

Publicado em 20 dezembro 2019

Referência em projetos de produção e transferência de embriões em búfalas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, recebeu, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) em bubalinocultura do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), em Registro (SP), a visita de representantes da empresa JK BovaGenix – maior empresa indiana de biotecnologia na reprodução de animais, para conhecer a unidade e estabelecer a difusão de conhecimento em produção e transferência de embriões em búfalas.

O chefe de seção técnica da Unidade, pesquisador Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, mostrou, durante a visita, a técnica de aspiração folicular para a recuperação de óvulos e posterior produção in vitro de embriões de búfalas, que, estava sendo realizada como parte de projeto de pesquisa financiado pela Fapesp. “Os representantes da empresa puderam conhecer mais sobre a técnica de produção de embriões em búfalas, graças à visita realizada na Unidade do IZ.”

O médico veterinário e CEO da empresa JK BovaGenix, Shyam Zawar, ficou impressionado com os trabalhos de pesquisa e agradeceu a receptividade e troca de experiências. “Todas as informações disponibilizadas contribuíram para que nossa empresa pudesse trabalhar com mais uma espécie importante em nosso país”, destacou.

Já a Ieda Watanabe, proprietária da empresa Vitrogen, enfatizou a relevância da parceria. “O IZ, assim como nossa empresa, possibilitou, diante da parceria, que os representantes da empresa indiana adquirissem maior conhecimento para poder trabalhar com a produção de embriões de búfalas na Índia”.

Na volta à Índia, a empresa iniciou a produção de embriões in vitro e os primeiros embriões produzidos já foram transferidos em tempo fixo em mais de 40 receptoras. As próximas etapas serão a produção de embriões com sêmen sexado e a transferência de embriões vitrificados, uma vez que a primeira experiência foi com a transferência de embriões a fresco.

O projeto de produção de embriões in vitro realizado na Unidade do IZ, conta com o suporte financeiro da FAPESP e com a parceria do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, do Centro de Pesquisa em Urologia da Faculdade Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo, da Vitrogen e da Bovigênese.

As principais linhas de pesquisas da UPD em Bubalinocultura abrangem Produção de leite de búfalas à pasto; Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF); produção de embriões in vitro e in vivo; e Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF).

A Unidade de Pesquisa fica em Registro (SP), Rod. Régis Bittencourt, km 435 – Ribeirão Vermelho, telefone (13) 5704-8645.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal CanaMix