Notícia

Jornal O Imparcial (Araraquara, SP)

Empresa incubada atua no controle de qualidade de alimentos

Publicado em 12 fevereiro 2020

Por Da Redação

Instalada na Incubadora de Empresas de Araraquara desde setembro de 2019, a empresa TechMiP atua no controle de qualidade de alimentos oferecendo serviços para fabricantes de alimentos que não possuem laboratório próprio.

Os sócios, Gustavo Monteiro, de 32 anos, e Rafael Pupin, 27 anos, doutores em Química, contam com a colaboração da farmacêutica e estudante do 4º ano de medicina, Nathalia Gardin, 31 anos, a experiência do consultor doutor Hernane Barud e o auxílio de estagiários de técnico em Química do Cetec e Administração, da Unesp.

“Um dos nossos objetivos é o controle de qualidade de toda a cadeia produtiva desde a matéria-prima, manipulação, processamento e até a rotulagem para que o empreendedor possa entregar um produto de qualidade dentro das normas de saúde”, relata Gustavo Monteiro.

Nesse início de atividade formalizada, a empresa dispõe de equipamentos para análises, químicas, físicas e microbiológicas. “A Impressão 3D é outro inovador serviço da TechMiP para a pesquisa científica, que contribui para a substituição gradativa de animais em testes laboratoriais”, acrescenta Gustavo.

Diagnóstico
A TechMiP também desenvolve um projeto de diagnóstico em curto espaço de tempo para detectar a presença dos vírus transmissores da dengue, zika e chikungunya. Essa pesquisa é uma parceria entre a empresa e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na categoria PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas).

“Na medida em que avançarmos em cada etapa, vamos contratar mais profissionais para a formatação do produto final, que será um kit com protocolo para os profissionais da área da saúde realizarem os testes ainda na primeira fase dos sintomas e suspeita das infecções causadas pelo Aedes aegypti”, conclui Gustavo.

Inovação
Na visão do gerente da Incubadora, Lucas Campanha, a TechMiP agrega valor tecnológico às atividades da incubadora, que tem empresas de Tecnologia da Informação, e também às tradicionais do ramo de alimentação.

“A missão da Incubadora é dar suporte físico e técnico para que a empresa evolua e conquiste o mercado consumidor. No caso especifico da TechMiP, ela desenvolve projetos importantes para a saúde da população”, disse o gerente.
De acordo o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, “a atividade tecnológica dos sócios Gustavo e Rafael fortalece o programa municipal de incentivo à inovação, em parcerias com as universidades”.

Incubadora
Mais informações sobre o processo de incubação e empresas residentes, agregadas e graduadas podem ser obtidas na sede da Incubadora de Empresas de Araraquara, localizada na Avenida Jorge Fernandes Mattos, 311, no 8º Distrito Industrial, região sudeste de Araraquara. O telefone para contato é o (16) 3333-4989.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Araraquara.com.br Folha Cidade