Notícia

Blog Richard Jakubaszko

Empresa-filha da UFSCar produz máscara bactericida reutilizável

Publicado em 23 abril 2020

Produto resulta de parceria com fabricante de brinquedos A Nanox Tecnologia - www.nanox.com.br -, empresa-filha da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acaba de lançar máscara respiratória equivalente àquelas conhecidas como N95, mas com duas vantagens importantes: é reutilizável e o material do qual é feita tem propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais.

O produto é resultado de parceria com a fabricante de brinquedos Elka, que buscava destinação para seu parque industrial ocioso devido à pandemia de Covid-19. O contato foi estabelecido via IEC Partners, organização dos Estados Unidos que já interagia com ambas as empresas.

As propriedades antimicrobianas da máscara são resultantes da adição de micropartículas de prata aos polímeros dos quais é constituída a sua estrutura. Embora ainda não tenha sido possível comprovar sua ação contra o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, o material já tem ação comprovada contra outros vírus. Além disso, a ação bactericida e antifúngica ajuda a evitar outras contaminações comuns em ambientes hospitalares, como, por exemplo, a pneumonia bacteriana.

O equipamento, batizado de Oto, é uma alternativa para profissionais de Saúde e outros usuários, especialmente diante da escassez de equipamentos de proteção individual (EPIs). A higienização demanda apenas água e sabão, além da troca do elemento filtrante (do tipo PFF2, descartável, fornecido no kit junto com as máscaras).

A empresa está recebendo pré-reservas, e as entregas devem começar no final da primeira quinzena de maio. A capacidade instalada de produção já é de 200 mil unidades por mês, mas há possibilidade de ampliação para um milhão de máscaras, de acordo com a demanda.

Mais informações em www.otomask.com.br

Nanox

A Nanox foi criada em 2004, por estudantes de iniciação científica e mestrado da UFSCar. Ela é uma spin-off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que tem sede na UFSCar. Na ocasião, a partir de demanda apresentada por uma fabricante de eletrodomésticos, os então estudantes vislumbraram a oportunidade de empreender na área de materiais baseados em nanotecnologia, à época quase inexistente no Brasil. Além da própria Fapesp, por meio do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a Nanox também recebeu apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Pequenas Empresas & Grandes Negócios online UOL BOL Portal R7 O Estado de S. Paulo UOL Estadão.com Notícias de Campinas Mix Vale Investe São Paulo Nas Notícias Portal do Governo do Estado de São Paulo Com Limão Beto Ribeiro Repórter Rápido no Ar Diário da Saúde Jornal da Orla A Crítica (MS) online Rapaduratech Central das Notícias Atemporal Blog A Crítica Notícias de Indaiatuba Time 24 News (EUA) Casa de Notícias ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Diário do Rio Claro Algomais online Universo Racionalista Revista Amazônia Associação Paulista de Jornais O Diário de Mogi Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Só Notícias Boas Central das Notícias SindServ Barueri O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online ABC (Espanha) online São Carlos em Rede ABC do ABC RMF 24 (Polônia) Pais & Filhos online Jornal Dia Dia Olhar Digital Encart Notícias Bahia Municípios 24 Brasil La Vanguardia (Espanha) online Conti outra, artes e afins MunicipioSur.com Naturals Brazil NCYT Amazings (Espanha) Clube FM 93,5 (Itaúna, MG) Actualitat Diària (Espanha) Tribuna do ABCD online Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP) El Mundo al Instante (EUA) Hoje Consultoria em Inovação EP GRUPO Blog da Floresta Espaço Ecológico no Ar Toda Palavra online ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração Foro Química y Sociedad (Espanha) Brazil Journal A Província do Pará O Povo Forbes Brasil online MSN Nas Notícias Central das Notícias Inteligência & Inovação Nas Notícias Central das Notícias Finanças Yahoo! ResumoCast Informa Paraíba Tech Na Net Amazônia Press iMato Grosso